Preparem os ouvidos…

Image

Tocar instrumentos na infância aumenta o desenvolvimento cerebral

Imagine seu filho ou  irmão mais novo se tornando um astro da música? Quem sabe até virar uma lenda como Jimi Hendrix, Bob Dylan ou Slash! Saiba que ele pode se tornar um gêniozinho se começar a tocar algum instrumento musical desde já.

Um estudo publicado no “Journal of Neuroscience” este mês revelou que a aprendizagem de um instrumento musical antes dos sete anos de idade aumenta significativamente o desenvolvimento cerebral.

O estudo conduzido pelos investigadores da Concordia University, nos EUA, demonstrou que a aprendizagem de um instrumento, durante os seis e os sete anos de idade, tem efeitos benéficos no desenvolvimento do cérebro e produz alterações duradouras nas capacidades motoras e na estrutura cerebral.

Para  chegar a estas conclusões, os investigadores submeteram 36 músicos a uma tarefa de movimento e realizaram ressonâncias magnéticas em seus cérebros. Metade dos participantes tinha iniciado a sua formação musical antes do sete anos, enquanto a outra metade começou mais tarde. Estes dois grupos de músicos foram também comparados com indivíduos que tinham tido pouca ou nenhuma formação musical.

Quando os investigadores compararam as capacidades motoras dos dois grupos de participantes verificaram que os músicos que começaram a aprender mais cedo eram mais precisos.  O estudo apurou que os músicos que começaram a ter formação musical precoce apresentavam um aumento de fibras nervosas que ligam as regiões motoras esquerda e direita do cérebro. Quanto mais cedo a formação musical era iniciada maior era a ligação entre as duas regiões.

Os pesquisadores destacaram ainda que o desempenho musical é uma capacidade que também envolve comunicação, entusiasmo, estilo e outras tantas coisas que não se medem. Assim, iniciar a aprendizagem musical precocemente pode ajudar a genialidade de um músico, mas não faz dele um gênio.

De qualquer forma vale a pena investir nas baterias, guitarras, pianinhos infantis e outros mini instrumentos para estimular os pimpolhos. Protetores de ouvidos também podem ser uma boa pedida 🙂

Compartilhe nas redes sociais
0Shares
Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *