Sabe onde estive durante as férias, pessoal?! Na Índia!

Legal, né?! Putz! Que cultura interessante, gente! E que povo sensacional!

Bem… Já que nós, aqui do Ocidente, temos a mania de cultivar aquele montão de “pré-conceitos” acerca de outras nações, nada como viajar para, ao mesmo tempo, conversar, rir e aprender com amigos de outras bandas do Planeta.

Para além das vivências pessoais, tenho algo bem interessante a contar, viu?! E sobre o quê? Ciência, é claro!

Sim! Estive numa cidade, chamada Jaipur, onde se localiza um interessantíssimo observatório, o Jantar Mantar, com cerca de 20 aparelhos de análise astronômica.

Por meio deles, é possível medir o tempo, prever eclipses, localizar estrelas – segundo a posição da Terra ou do Sol –, além de perceber as declinações de planetas ou a altitude dos corpos celestes.

Papo com os astros

Imagine só que fantástico! A partir do observatório, e com os pés coladinhos ao chão, os indianos usam suas lindas máquinas malucas, para, tranquilamente, “conversar” com as estrelas sobre o mistério do Universo.

Dentre os incríveis equipamentos que conheci, dois me chamaram bastante a atenção!

O primeiro é o Chacra Yantra (foto). Ele é composto por quatro arcos e um pêndulo, o qual, segundo a posição do Sol, indica, com precisão, o horário do dia.

Chacra Yantra. Foto: Maurício Guilherme Silva Jr

Nosso guia indiano, o inteligente e divertido Adje, até brincou conosco sobre isso.

Ele calculou a hora exata, ao “ler” o Sol no Cacra Yantra, para, logo em seguida, nos desafiar:

“Confirmem aí, nos celulares de vocês, se o horário está preciso!”

Incrível! Não é que até os minutos estavam certinhos?!

Ah! E qual foi o segundo aparelho que mais me interessou?

Nada menos que o maior relógio de Sol do mundo. Ele é demais! Veja aí, na foto em destaque no topo, a megadimensão deste superequipamento!

Pois é… Depois de minha experiência no Jantar Mantar, só tenho, mesmo, um convite a lhe fazer: que tal conversarmos e nos divertirmos com as estrelas?!