O projeto “Once Upon a Try” (“Era uma vez, uma tentativa“, em tradução livre) é um convite para jovens (e não tão jovens!) exploradores navegarem nas histórias das maiores invenções e descobertas da humanidade.

Clique na imagem para navegar pelo conteúdo relacionado às primeiras tecnologias da humanidade

Lançado pela Google dentro da plataforma Google Arts & Culture, a proposta é apresentar as invenções que alimentaram fantasias e moldaram a sociedade humana, desde as primeiras ferramentas de pedra a braços robóticos, motores a vapor, propulsão a jato, pedaços de papel na internet e hieróglifos a emojis.

Mais de 110 instituições de ciência e museus, além de curadores e arquivistas de 23 países ao redor do mundo, disponibilizaram o material que agora pode ser explorado gratuitamente pela internet.

São mais de 400 coleções interativas, o que faz da plataforma a maior exposição online sobre invenções e descobertas já criadas, com 200 mil registros históricos, artefatos e vídeos.

Fazendo uso de recursos como Realidade Aumentada e Machine Learning, a plataforma permite que o internauta “assista” ao Big Bang, “visite” um ônibus espacial, navegue pelas imagens das lentes do telescópio Hubble Space, e visualize mais de 127 mil fotografias dos arquivos da NASA.

 

Clique aqui e acesse para iniciar sua jornada pelas maiores e mais importantes invenções da Humanidade!

Pierre e Marie Curie, em foto de 1898. Acervo do Musée Curie / Reprodução

Conheça algumas das curiosidades disponíveis no projeto:

  • Thomas Jefferson inventou a primeira cadeira giratória e a usou ao escrever a Declaração da Independência dos Estados Unidos;
  • Nos anos 1950, Alfred Fielding e Marc Chavannes tentaram criar um papel de parede de plástico 3D. Foi um grande fracasso. Hoje, conhecemos esta invenção como plástico-bolha;
  • Os cadernos de Marie Curie ainda emitem níveis de radioatividade tão perigosos que devem ser mantidos em caixas revestidas de chumbo até hoje;
  • A atriz de Hollywood Hedy Lamarr inventou o “frequency hoping” – precursor do Wi-Fi!

Você também pode baixar os aplicativos para Android ou iOS e navegar em tablets e smartphones.

Sobre o(a) autor(a)

Verônica Soares

Verônica Soares

Jornalista e curiosa! Gosto de ler e estudar sobre comunicação, história e ciências.
frame3

Conteúdo Relacionado

Enable Notifications    OK No thanks