O Espaço do Conhecimento UFMG da está com uma exposição diferente. Com o intuito de despertar o interesse das pessoas para o patrimônio da universidade e a importância de se preservar e conhecer os patrimônios, até o dia 11 de outubro, é possível visitar e conhecer obras artísticas, artefatos e coleções científicas na exposição Colecionar o mundo: objetos + ciência + cultura

A ideia é que os visitantes possam conhecer um pouco de cada museu da cidade, e contribuírem com a exposição. Sim você pode emprestar sua coleção. A intenção é mostrar que colecionar, ser um colecionador, é algo que nos acompanha desde a infância

Organizado pela professora Letícia Julião, do curso de Museologia, coordenadora da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e em parceria com o professor Paulo Roberto Sabino, a ideia é documentar a história da UFMG com artefatos que auxiliam as atividades da universidade e, por isso, é um acervo com uma diversidade impressionante. A exposição é uma oportunidade para as pessoas conhecerem um pouco de cada museu da Rede.

O grande desafio para realizar a exposição é que era preciso pensar em como unir artefatos tão diferentes em uma mesma história, explica Julia. Imaginar qual seria a ligação entre eles. Então, “a solução foi pensar que todas essas coleções fazem parte da história da produção do conhecimento”, afirma a professora. A mostra conta também com o envolvimento de alguns professores que ajudaram com a seleção das obras para exposição.

Computador analógico usado, entre as décadas de 1950 e 1970, na Escola de Engenharia. Foto: Espaço do Conhecimento UFMG

Computador analógico usado, entre as décadas de 1950 e 1970, na Escola de Engenharia. Foto: Espaço do Conhecimento UFMG

 Na visita, você vai encontrar peças de 20 museus e centros de memória, ciência e cultura que compõem a Rede. Ao todo, são 27 obras de Burle Marx, Di Cavalcanti, Maria Helena Andrés, e vário outros artistas. Também é possível apreciar mais de 100 ilustrações científicas de plantas e animais. O público também encontra exemplares de peixes, aves, orquídeas, répteis, insetos e tipos de madeira que mostram a biodiversidade regiões de Minas Gerais. Quando a mostra acabar, os objetos voltarão às unidades da Rede de Museus.

A expectativa é despertar o interesse de todos para estimular outras ações e, assim, ampliar o acesso ao nosso patrimônio cultural. Não deixe de visitar, a mostra fica no 2º andar do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, s/n, Funcionários).

 Fonte: UFMG