5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente mas, infelizmente, o Planeta Terra não tem muito a comemorar…
De acordo com Organização das Nações Unidas (ONU), a poluição plástica é um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo.
Estatísticas mostram que haverá mais plástico nos oceanos do que peixes até 2050!
Há poucos dias, jornais noticiaram a morte de uma baleia na Tailândia, que havia ingerido mais de 8 kg de lixo – com cerca de 80 sacolas plásticas – e depois disso não conseguiu mais se alimentar…
Para mudar o futuro, cada um de nós precisa fazer a nossa parte. É preciso acreditar na força coletiva das ações individuais.
Você pode começar a colaborar mudando de atitude em relação ao seu próprio lixo, não descartando plástico e outros materiais em local inadequado – principalmente se forem resíduos recicláveis!
Quer se trate de uma garrafa de refrigerante, uma sacola do supermercado ou uma colher em uma padaria, o plástico descartável está incorporado em nossas vidas diárias. O baixo custo, conveniência e leveza desses produtos revolucionaram a embalagem de mercadorias. No entanto, agora está claro que essa conveniência teve um impacto catastrófico no meio ambiente.
A ciência e o meio ambiente
Meio ambiente e ecologia são áreas interdisciplinares de pesquisa, o que significa que podem ser estudadas por pesquisadores de diferentes especialidades.
Biologia, Zoologia, Engenharia Ambiental, mas também Economia, Ciências Políticas e Sociais, História, Química e tantas outras áreas se interessam pelas interações entre o homem e a natureza, com as implicações ecológicas, sustentáveis e para a biodiversidade.
Em Minas Gerais, muitos são os programas e grupos de pesquisa dedicados à ecologia e ao meio ambiente. Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), existe um Programa de Pós-graduação em Ecologia. Já na Universidade Federal de Viçosa (UFV), existe o Laboratório de Ecologia e Evolução de Plantas e também uma pós em Ecologia.
A Universidade Federal de Lavras tem também um Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada e o Programa de Pós Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre da Universidade Federal de Minas Gerais dedica-se a diversos estudos de Ecologia e Conservação.
Leia mais sobre sustentabilidade e meio ambiente:
Já falamos aqui sobre projetos inovadores que buscam contribuir com a sustentabilidade do Planeta Terra, como a empresa que criou plástico biodegradável a partir de fungos e cogumelos.
A ciência também ajuda a transformar plástico e bagaço de cana que iam para o lixo em material para a construção de móveis.
Enquanto essas tecnologias não estão disponíveis no mercado, você pode reduzir seu consumo diário de plástico, mudando de atitude, recusando copos e canudinhos, preferindo ecobags no lugas das sacolas de plástico, etc.
Nenhum comentário