A resposta para esta pergunta é muito fácil. As crianças ajudam a levar para casa a principal ideia do Outubro Rosa: PREVENÇÃO. Além disso, meninos e meninas podem conhecer a campanha e colocar como missão crescer sem esquecer os cuidados com a saúde.

Afinal, o que é a campanha?

Na década de 1990, nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Todo ano, durante o mês de outubro são compartilhadas ações sobre essa doença para promover a conscientização, proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de  contribuir para a redução da mortalidade.

outurbro rosaVocê já deve ter reparado que alguns prédios públicos e privados da sua cidade ficam iluminados de rosa durante este mês… É que todo mundo entra nessa corrente para lembrar e incentivar a prevenção ao câncer de mama.

É muito importante que a gente converse sobre a prevenção com mães, tias, amigas, professoras e todas as mulheres ao nosso redor. Em Minas Gerais, o câncer de mama é o de maior incidência em mulheres, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Se uma mulher fica sabendo sobre a doença ainda no estágio inicial, a chance de sucesso no tratamento aumenta em 90%

O que é o câncer de mama?

O câncer é caracterizado pelo crescimento desordenado de células, determinando a formação de tumores malignos. Logo no início, o câncer de mama pode não apresentar sintomas, mas é muito importante ficar que a mulher fique atenta a certos sinais: inchaço, pele enrugada, pele descascando ao redor do mamilo ou qualquer outra alteração no mamilo.

Não existe uma causa única para o câncer de mama e sim alguns fatores que podem aumentar o risco da doença. Mulheres após os 50 anos são mais susceptíveis a desenvolver a doença. Também são fatores de risco: fumar, consumir muito álcool, sobrepeso ou obesidade, não praticar atividade física regularmente, histórico familiar de câncer de mama, entre outros.

Como prevenir?

Como já dissemos, o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento. Assim, as mulheres precisam sempre fazer exames clínicos nas mamas e após os 50 anos, mamografia de 2 em 2 anos – , em alguns casos anualmente. Não sabe o que mamografia? O vídeo vai explicar tudinho:

Agora que você já sabe um monte de coisas sobre o câncer de mama, vamos ver se encara o desafio do quiz sobre a doença. A gente quer você entendendo tudo do assunto para levar as informações direitinho para as mulheres que conhece.

Teste o que você sabe sobre o câncer?

cablos vao cabelos vem

“Cabelos Vão, Cabelos Vêm…”

Anna Maria Mello é uma paulistana que recebeu, em 2015, o diagnóstico de câncer de mama. Uma afilhada dela, de 5 anos, demorou a entender o que a madrinha tinha, pois os cabelos estavam caindo. A queda de cabelos é um dos incômodos para quem enfrenta o tratamento contra o câncer.

Por isso, a Anna Maria escreveu um livro para explicar tudinho para a afilhada. No livro, é contada a história da pequena Clara, que nos ensina como o amor, a amizade e o diálogo, podem ser agentes de transformação e apoio no tratamento da doença. É um livro bacana para ensinar e apoiar quem está encarando o câncer na família.

Fonte das informações: INCA e Saúde MG