Azul era a cor da faixa que identificava os surdos perseguidos pelo regime nazista durante a 2ª Guerra Mundial. Atualmente, a cor é símbolo de representação e resistência na comunidade surda!
Como parte da programação do Setembro Azul, a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento, que fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, vai ganhar a cor do movimento.
Essa ação vai celebrar o Dia Nacional do Surdo, que é hoje, 26 de setembro! Então, se você estiver por Belo Horizonte não deixe de passar por lá entre 18h e 22h e celebre também o Dia Nacional do Surdo!
Acessibilidade e inclusão
Setembro é um mês importante para o fortalecimento da acessibilidade, já que hoje, dia 26, é comemorado o Dia Nacional do Surdo. As conquistas e os obstáculos enfrentados por pessoas com deficiência são abordados pela Comunidade Surda Brasileira, que, anualmente, desenvolve a ação Setembro Azul.
O Setembro Azul foi definido como o mês do surdo por ser repleto de datas significativas para a comunidade. No Brasil, definiu-se, por lei em 2008, o dia 26 de Setembro como Dia Nacional do Surdo. Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil, o atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos, no Rio de Janeiro.
A história dos surdos em quadrinhos
Hoje, o Espaço do Conhecimento também lança uma exposição que conta a história dos surdos em Minas Gerais a partir de desenhos em quadrinhos. A mostra é fruto de uma oficina realizada pelo cartunista Lucas Ramon com estudantes da Escola Estadual Francisco Sales, voltada para o atendimento a alunos com deficiência da fala e audição.
No lançamento da exposição, Lucas vai falar sobre seu livro Três Patetas Surdos, obra que o ajudou na transformação de sua limitação física em uma ferramenta de luta pela inserção social.
Com informações da Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG.
Para mais informações, entre em contato:
(31) 3409-8352 / 97142-3287 /
Nenhum comentário