A famosa foto de Albert Einstein com a língua de fora foi tirada em 1951 por Arthur Sasse, fotógrafo da agência de notícias United Press International (UPI).

Em julho de 2017, a foto foi leiloada por US$ 125 mil, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Uma pequena fortuna, que faz jus às contribuições do físico ganhador do Prêmio Nobel à Ciência Moderna.

Como a foto foi tirada?

Einstein estava saindo Princeton Club, espaço social da universidade americana para onde ele havia se dirigido quando da chegada de Hitler ao poder, na Alemanaha, em 1933.

Ele tinha acabado de celebrar seu aniversário de 72 anos junto de amigos como Frank Aydelotte, diretor do Instituto de Estudos Avançados dos Estados Unidos, e a esposa do diretor, Marie Jeanette.

O escritor francês Fred Jerome conta em seu livro “The Einstein Files: J. Edgard Hoover’s Secret War Against the World’s Most Famous Scientist” (Os Arquivos de Einstein. A Guerra Secreta de J. Edgard Hoover contra o Cientista mais Famoso do Mundo, em tradução livre) que o cientista posou pacientemente para os fotógrafos à sua espera na porta do clube.

Após a sessão, quando Einstein se preparava para partir, Sasse pediu um sorriso para tirar a fotografia. Seja por cansaço ou porque não aguentava mais a perseguição dos repórteres, Einstein colocou a língua para fora, e Sasse foi suficientemente rápido para capturar o gesto.

No final das contas, ele gostou tanto da foto que passou a distribuir cópias aos amigos em datas especiais, como aniversários e Natal.

Veja outras fotos famosas de Einstein:

Einstein em 1921, quando foi agraciado com o Prêmio Nobel de Física de 1921 “por suas contribuições à física teórica e, especialmente, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico”.

Einstein ao quadro negro, com fórmula matemática.

Einstein ao quadro negro, com fórmula matemática.

A Conferência de Solvay de 1927, em Bruxelas, uma reunião dos principais físicos do mundo. Einstein no centro.

A Conferência de Solvay de 1927, em Bruxelas, uma reunião dos principais físicos do mundo. Einstein no centro.

Einstein aceitando a cidadania americana, em 1940.

Einstein descabelado, aceitando a cidadania americana, em 1940.

Com informações da BBC.