Por que os morcegos ficam de cabeça para baixo?

Essa foi mais uma pergunta feita pelo Gui, filho da jornalista e pesquisadora Silvia Dalben. Ele ficou bastante curioso sobre os hábitos desses animais que parecem ratinhos de asas.

A resposta é a seguinte: quando estão de ponta-cabeça, os morcegos recebem uma ajudinha da força da gravidade para ganhar impulso e alçar voo! Assim, eles não gastam tanta energia para sair voando por aí.

ATUALIZAÇÃO:

No Twitter, o Roberto Takata chamou a atenção para o fato de que a evolução também contribui para o fato de os morcegos se pendurarem de cabeça para baixo.

Ele explicou (leia aqui) que “morcegos nunca desenvolveram ossos pneumáticos e as asas são membranosas e não de penas. (…)”. Também falou que as pernas dos morcegos são curtas e conectadas às suas asas, assim, seria complicado para o morcego ficar de pé, “a menos que desenvolvesse enormes pés não muito aerodinâmicos”, completa.

A posição empoleirada provavelmente não seria muito fácil para os morcegos. Uma alternativa – que adotam quando em solo – é a posição “quadrúpede”. Em galhos é mais complicado. Mas, ocasionalmente, adotam a posição “preguiça”:

morcegp_posição_preguiça

Além disso, outra vantagem é que quando estão pendurados no alto, eles se protegem de ataques de animais maiores.

Se você pensa que eles ficam cansados de ficar nessa posição, está enganado! Os tendões – cordões fibrosos que se ligam aos ossos e músculos e têm a função de flexionar as articulações – permitem que os morcegos prendam-se firmemente pelas garras dos pés, sem fazer grande esforço.

Morcego Tadaria braziliensis. Foto: USFWS/Ann Froschauer

Morcego Tadaria braziliensis. Foto: USFWS/Ann Froschauer

Hábitos noturnos

O Gui também queria saber porque os morcegos vivem em cavernas e só costumam aparecer à noite. É que eles são animais de hábitos noturnos: durante o dia, passam o tempo pendurados de cabeça para baixo em algum lugar escuro, como cavernas ou pontes. À noite, saem para se alimentar.

Clique aqui e conheça outros animais que vivem em cavernas.

Em Belo Horizonte, é bastante comum ver os morcegos voando entre árvores à noite. Mas não se preocupe: em geral, eles não se alimentam de sangue! O jantar preferido dos morcegos são insetos, além de frutos e sementes. Inclusive, eles preferem caçar à noite porque os pássaros estão dormindo e não há concorrência pela comida.

Morcego predador que vivem em cavernas. Nome científico: chrotopterus auritus Foto: Centro de Estudos em Biologia Subterrânea

Morcego predador que vivem em cavernas. Nome científico: chrotopterus auritus
Foto: Centro de Estudos em Biologia Subterrânea

Mais curiosidades sobre o morcego:

  1. O morcego é o único mamífero que tem a capacidade de voar.
  2. As artérias e veias do morcego fazem com que o sangue circule para cima, mesmo quando ele está de cabeça para baixo.
  3. Os morcegos usam o nariz para emitir ultra-sons que ajudam a detectar obstáculos.
  4. Das mais de mil espécies existentes no mundo, apenas três se alimentam exclusivamente de sangue – de bovinos ou de aves.
  5. Morcegos que comem frutas ajudam a espalhar as sementes das plantas e são responsáveis por 95% das sementes que geram novas plantas nas florestas tropicais.

E você, tem alguma pergunta pra gente?

Deixe sua dúvida nos comentários que responderemos em breve! 😉

Com informações do Guia dos Curiosos.