Webinário debate o mundo pós-coronavírus

Com curadoria colaborativa de quatro espaços de cultura e ciências, evento “Conversas sobre Perguntas’ reunirá importantes pensadores brasileiros

Quatro espaços de cultura e ciências de Belo Horizonte se uniram para promover “Conversas sobre perguntas”, o webinário que pretende discutir os significados do momento em que vivemos, como esta experiência da pandemia transformará o mundo e modos de pôr em prática as mudanças necessárias aos novos tempos. Em curadoria colaborativa, Casa Fiat de CulturaCentro Cultural Banco do Brasil – CCBB, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, promovem os encontros online que serão realizados de 14 de julho a 18 de agosto de 2020, sempre às terças-feiras, às 17h.

As conversas serão mediadas pela jornalista Daniella Zupo. Entre os participantes do webinário estão o líder indígena Ailton Krenak (14/7), a futurista Lala Deheinzelin (21/7), o economista e professor Eduardo Albuquerque ea administradora e professora Grazi Mendes  (28/7), o psicanalista Christian Dunker (4/8), a escritora Conceição Evaristo e a crítica de arte Júlia Rebouças (11/8). As palestras são gratuitas e serão transmitidas nos canais do YouTube dos espaços culturais. 

Debate sobre o futuro

O webinário propõe-se a aprofundar o debate sobre o futuro, em um mundo pós-coronavírus, por meio do estímulo a diálogos multidisciplinares, capazes de entrelaçar teorias e ideias, da Filosofia à Psicanálise, das Ciências à Arte, da Economia à Espiritualidade. Trata-se de formato propício à ânsia global pela realização de perguntas fundamentais sobre a vida, o tempo, as relações etc. – e que, desde a chegada do coronavírus, têm instigado cidadãos, intelectuais, governantes e cientistas de todo o planeta. A situação, afinal, abalou fundamentos da convivência social e econômica, a ponto de a humanidade testemunhar o colapso da vida cotidiana e do mundo como o conhecemos.

PROGRAMAÇÃO

  • Dia 14 de julho, terça-feira, às 17h – Transmissão YouTube Casa Fiat de Cultura

Conversas sobre perguntas com o líder indígena AILTON KRENAK – Tema: “As potências do afeto”

  • Dia 21 de julho, terça-feira, às 17h – Transmissão YouTube MM Gerdau

Conversas sobre perguntas com a futurista LALA DEHEINZELIN – Tema: “As faces do futuro: mudanças socioculturais, criatividade e inovação”

  • Dia 28 de julho, terça-feira, às 17h – Transmissão YouTube MM Gerdau

Conversas sobre perguntas com os professores EDUARDO ALBUQUERQUE e GRAZI MENDES – Tema: “Outras economias – Inteligência artificial, modelos e futuro do trabalho”

  • Dia 4 de agosto, terça-feira, às 17h – Transmissão Youtube Memorial Minas Gerais Vale

Conversas sobre perguntas com o psicanalista CHRISTIAN DUNKER – Tema: “Os novos desafios do eu – Psicanálise e vida pós-pandemia”

  • Dia 11 de agosto, terça-feira, às 17h – Transmissão YouTube Memorial Minas Gerais Vale

Conversas sobre perguntas com a escritora CONCEIÇÃO EVARISTO e a crítica de arte JÚLIA REBOUÇAS – Tema: “Narrativas para novo(s) mundo(s) – Os lugares da cultura”

  • Dia 18 de agosto, terça-feira, às 17h – Transmissão YouTube Casa Fiat de Cultura

Palestrante a confirmar em breve!

Com informações das assessorias de imprensa dos espaços culturais

Conteúdo Relacionado