Busca por tratamentos para a Covid-19 é tema da próxima edição do UFMG Talks

A infodemia e a busca por tratamentos sem nenhuma fundamentação científica serão uma das temáticas abordadas pelos médicos Unaí Tupinambás e Tom Ribeiro

Em quatro meses, o Brasil saltou de um caso para mais de 1,5 milhão de casos de Covid-19, doença provocada pela contaminação do novo coronavírus. O país é o segundo do mundo em número de mortes e registros de contaminações, atrás apenas dos Estados Unidos. Desde o início, há uma corrida pela imunização, mas há também o que a Organização Mundial de Saúde (OMS) chama de infodemia: informações sem fundamentação científica com promessas de cura circulando principalmente pelas redes sociais. O que fazer diante desse ambiente de desinformação?

Para conversar sobre medicamentos, pesquisas e ações na busca por caminhos para o enfrentamento desta pandemia, o UFMG Talks em casa recebe nesta quinta-feira, dia 9 de julho, às 19h, os professores do Departamento de Clínica Médica da UFMG Unaí Tupinambás e Tom Ribeiro.

Médico infectologista, Unaí Tupinambás está na linha de frente atuando nos comitês de enfrentamento da pandemia da covid-19 tanto na UFMG quanto na Prefeitura de Belo Horizonte. Médico cardiologista, Tom Ribeiro é o coordenador do projeto TeleCovid-19, que é um programa de saúde digital para reconhecimento, atendimento e monitoramento dos pacientes com covid-19. Atualmente, Ribeiro desenvolve uma pesquisa que analisa o aumento de mortes por problemas cardiovasculares durante a pandemia em seis capitais brasileiras.

O UFMG Talks em casa tem duração de uma hora e será transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube e na página do CCBB BH no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Convidados desta edição

Infectologista e professor do Departamento de Clínica Médica da UFMG, Unaí Tupinambás atua nos comitês de enfrentamento da pandemia da Covid-19 tanto na UFMG quanto na Prefeitura de Belo Horizonte. Possui graduação em Medicina (1986), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Infectologia e Medicina Tropical, ambos concluídos na UFMG. É assessor técnico do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIHV). Atualmente, além de coordenar projetos de extensão e pesquisa para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, também conduz estudos para avaliar as complicações não infecciosas em pessoas vivendo com HIV. 

Cardiologista e professor titular do Departamento de Clínica Médica da UFMG, Tom Ribeiro é coordenador da Rede de Telessaúde de Minas Gerais e do projeto TeleCovid-19, que é um programa de saúde digital para reconhecimento, atendimento e monitoramento dos pacientes com Covid-19. É um dos autores de uma pesquisa que analisa o aumento de mortes por problemas cardiovasculares durante a pandemia em seis capitais brasileiras. Concluiu a graduação (1988) e o doutorado (1996) pela UFMG, onde é subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Infectologia e Medicina Tropical. Presidente da Sociedade Internacional de Eletrocardiologia (2019-2021), pesquisador 1A do CNPq, pesquisador visitante da Universidade de Southampton (2017-2020) e editor associado das revistas BMJ Heart e Journal of Electrocardiology. 

Serviço: UFMG Talks em casa

Tema: Tem remédio? | A busca pelo tratamento da covid-19

Data:  Hoje, às 19h

Convidados: Unaí Tupinambás e Tom Ribeiro

Transmissão online pelo canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e pela página do CCBB.BH no Facebook (fb.com/ccbb.bh).

Com informações da assessoria de imprensa UFMG Talks

Conteúdo Relacionado