ICB recebe “Mares Guia” por excelência em pesquisa básica

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/122803140″ width=”100%” height=”166″ iframe=”true” /]

Janetti Nogueira de Francischi, vice-diretora do ICB, Mario Neto Borges, presidente da FAPEMIG, Tomaz Aroldo dos Santos, diretor do ICB, e Evaldo Ferreira Vilela, secretário da Sectes, em exercício.  Foto: Vanessa Fagundes/FAPEMIG
Janetti Nogueira de Francischi, vice-diretora do ICB, Mario Neto Borges, presidente da FAPEMIG, Tomaz Aroldo dos Santos, diretor do ICB, e Evaldo Ferreira Vilela, secretário da Sectes em exercício. Foto: Vanessa Fagundes/FAPEMIG-14/11/2013

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi o grande ganhador do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia (+), edição 2013.

Neste Ondas da Ciência ESPECIAL (#91), o diretor do ICB, professor Tomaz Aroldo da Mota Santos, valoriza a honraria e conta um pouco da história de sua Unidade. Ele relata, por exemplo, que a Unidade atende a todos os cursos da área de saúde, e que tem mais de 90% de professores com doutorado ou pós-doutorado. São 10 departamentos, 12 programas de pós-graduação e perto de uma centena de laboratórios.

Anual, o prêmio é concedido nos anos pares, a pesquisadores mineiros. E nos anos ímpares, instituições e empresas. Por pesquisa básica entende-se aquela que visa levar à melhor compreensão da natureza e ao aumento do conhecimento humano. Naturalmente, não é possível antecipar seus efeitos; no entanto, é possível conduzir pesquisas básicas a partir da identificação das demandas da sociedade.

Prêmio Mares Guia edição 2014: 20/02/2014, auditório da Reitoria da UFMG.

Informações: www.fapemig.br/premio.

Trilha sonora: automatic_rock_box.mp3, atomic_isle_revisited.mp3; weird_whackers.mp3; in: www.freesoundtrackmusic.com

Conteúdo Relacionado