FAPEMIG realizará nos próximos dias 29 e 30 de setembro o III  Seminário Estadual de Iniciação Científica

Com o objetivo de debater e incentivar a vocação científica de estudantes mineiros, Belo Horizonte vai sediar nos próximos dias 29 e 30 de setembro o III Seminário Estadual de Iniciação Científica. O evento, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), reunirá jovens pesquisadores de diversas universidades do Estado no Hotel Ouro Minas. “A iniciação científica visa a motivar e despertar o interesse do jovem para a ciência e tecnologia, contribuindo para a melhoria da educação nacional ao estimular, já em nível do ensino médio, a vocação para a ciência”, destaca o presidente da FAPEMIG, Mario Neto Borges. Participarão do evento cerca de 200 estudantes e seus coordenadores vindos de 71 instituições de ensino do Estado, todos bolsistas de Iniciação Científica da FAPEMIG. Eles apresentarão seus projetos a uma comissão julgadora e no último dia haverá premiação dos três melhores trabalhos.

Programação
Na quinta-feira (29), a abertura do evento terá início às 15h. Em seguida, o diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Paulo Sérgio Lacerda Beirão, vai proferir palestra sobre a Iniciação Científica no contexto do “Programa Ciências sem Fronteiras’, lançado recentemente pelo governo federal. A iniciativa pretende conceder 100 mil bolsas de intercâmbio para estudantes e pesquisadores em modalidades que vão do nível médio ao pós-doutorado. Depois da palestra haverá um coquetel e será aberta a Mostra de Trabalhos dos estudantes.

Na sexta-feira (30), a programação terá início às 9h com a Mesa Redonda “O papel da Iniciação Científica na formação do pesquisador”,  seguida de um debate. Depois, a estudante Júlia Soares Parreiras, vencedora da XXIII edição do Prêmio Jovem Cientista, apresentará um case sobre a importância do contato com a pesquisa na juventude. Ao final do evento, serão premiados os três melhores trabalhos nas categorias BIC Junior (ensino médio) e BIC (graduação). Clique aqui para ver a programação completa.

Conteúdo Relacionado