UFMG lança especialização em comunicação pública da ciência

Está aberto até sexta-feira, 25 de outubro, o período de inscrições para o processo seletivo do curso de especialização em Comunicação Pública da Ciência, que será ofertado pelo Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

O curso conta com parceria da Diretoria de Divulgação Científica, vinculada à Pró-reitoria de Extensão da UFMG, e o Instituto Serrapilheira, que subsidia a iniciativa, financeiramente, por meio de seu programa de apoio a projetos de divulgação científica, o Camp Serrapilheira.

Serão oferecidas 40 vagas, com o objetivo de formar comunicadores comprometidos com a democratização e popularização da ciência.

A formação é direcionada a professores, jornalistas, pesquisadores, educadores, gestores, estudantes e demais interessados em conhecer os fundamentos, técnicas, teorias e práticas de divulgação científica.

Por que Amerek?

Os idealizadores do curso de especialização escolheram o termo amerek, de origem krenak, para se referir à formação em comunicação pública da ciência.

A palavra significa abraçar, cercar, beliscar.

O curso pretende promover conexões entre ciência e sociedade, além de formar catalisadores de cidadania.

Página do dicionário Krenak-Português-Krenak com o significado do termo “amerek”

Clique aqui para se inscrever.

A seleção será realizada no dia 30 de outubro. Serão avaliados os documentos da inscrição, como currículo e carta de intenções, dentre outros que estão descritos no edital.

Entre os dias 4 e 6 de novembro, serão feitas as entrevistas com os candidatos. O resultado será divulgado no dia 11 de novembro.

O início das aulas está previsto para o começo de março de 2020.

Flexibilidade

O curso tem duração de 18 meses (360 horas-aula), mas os créditos obrigatórios podem ser completados antes ou depois de três semestres, dependendo da disponibilidade de tempo do aluno.

As aulas são presenciais, ofertadas no campus Pampulha, às segundas-feiras (manhã, tarde e/ou noite, de acordo com o cronograma de cada docente) e às terças (disciplinas optativas).

Cada estudante terá flexibilidade para construir sua própria trajetória na especialização.

O curso é pago, e sua quitação pode ser feita em 18 parcelas de R$ 350; o valor à vista é de R$ 5.355.

Um dos idealizadores do curso, o diretor de Divulgação Científica da UFMG, Yurij Castelfranchi, dá mais detalhes sobre a especialização em vídeo produzido pela TV UFMG:

Para ficar por dentro das novidades, siga nas mídias sociais:
Com informações do Cedecom / UFMG.
Compartilhe nas redes sociais
0Shares
Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *