A matemática pode ser divertida? A pergunta dá o tom ao Projeto Visitas, do Departamento de Matemática da UFMG, que comemora 20 anos em 2017. O objetivo do grupo é popularizar e transformar o ensino da matemática.

Para isso, o projeto trabalha com jogos, vídeos, manuais e materiais diversos, para criar uma abordagem mais dinâmica da disciplina. Nesse Ondas da Ciência, a professora e coordenadora do projeto, Aniura Milanés, fala sobre as atividades promovidas pelo grupo e sobre a importância da popularização da matemática.

Visitas matemáticas

Projeto Visitas/Divulgação

Hoje, o Projeto Visitas atende cerca de 4 mil alunos por ano, em atividades realizadas dentro do Instituto de Ciências Exatas da UFMG. As atividades incluem atendimento prioritário a turmas de estudantes a partir do 6º ano e oficinas de jogos para professores.

Nas oficinas, os monitores apresentam jogos matemáticos e discutem detalhes sobre seu funcionamento, estrutura e possíveis adaptações em sala de aula. O grupo promove também palestras, conferências e minicursos acessíveis ao público.

As visitas ocorrem de terça a sexta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Às terças há ainda atendimento noturno, entre 19h e 21h. A capacidade máxima do laboratório é de 40 pessoas por visita, e a turma deve ter o acompanhamento de pelo menos dois responsáveis.

Conheça o site e o canal de Youtube do projeto.