Subscribe for notification

Eles enchem a nossa casa de pelos, brincadeira, bagunça e amor! Mas como surgiram os cachorros? Por que eles gostam de viver coladinhos com a gente, dentro das nossas casas?

Os cientistas concordam que há 15 mil anos, ou até mais, lobos começaram a se aproximar dos seres humanos, até virarem bichos de estimação. Existem muitas teorias para explicar isso. E uma delas tem a ver com comida!

Lá na Finlândia, Maria Lahtinen e outros colegas arqueólogos (cientistas que estudam culturas e os modos de vida de diferentes sociedades) começaram a estudar a dieta desses humanos. E sabe o que eles acham que aconteceu? Que a gente começou a dor o resto da nossa comida para os filhotes de lobo.

Era do gelo

Naquela época acontecia a era do gelo. Fazia muuuuito frio. E não tinha plantas por aí para os humanos se alimentarem. Então eles dependiam da caça. E aí era carne para o café da manhã, para o almoço e para o jantar. Só que ninguém consegue sobreviver assim, só à base de proteína. Proteína demais até envenena a gente!

Então, depois de caçar, os humanos comiam principalmente as partes mais gordurosas – eles precisavam comer gordura. E aí acabava sobrando aqueles pedaços mais magrinhos da carne.

Se proteína demais é ruim para a gente, não é bem assim para os lobos. O corpo deles funciona de um jeito diferente, e eles conseguem viver muito tempo só com proteína pura.

Agora imagina só: você acabou de comer, mas tem aqueles pedaços de carne sobrando… Se um lobinho fofo aparecesse do seu lado, o que você faria? Pois é. Era o que aqueles humanos faziam (segundo a teoria desses cientistas): eles davam as sobras para os filhotes.

Esses lobinhos ficavam por perto, e aí os filhos deles também. Sempre convivendo e repartindo comida com os humanos. Passaram a viver ao nosso lado, até que muitos anos depois surgiram os cachorros.

Luiza Lages

Jornalista, radialista e mestre em Comunicação Social pela UFMG. Repórter da Minas Faz Ciência e editora dos podcasts Ondas da Ciência e Histórias de Ninar para Pequenos Cientistas.

Faça um comentário
Compartilhar
Publicado por
Luiza Lages

Artigos Recentes

Vida extraterrestre?

Nova descoberta na atmosfera de Vênus indica caminhos para a busca de vida fora da…

% dias atrás

Professor propõe nova forma de mimetismo

Conhecida como a arte animal de imitar, o mimetismo está associado ao medo. Ou será…

% dias atrás

Um vai-e-vem sem fim…

Movimentos migratórios são importantes para a economia e a cultura dos países

% dias atrás

Sujeira pra todo lado!

Por que a poluição do ar, promovida por carros, fábricas e queimadas, é tão ruim…

% dias atrás

Genomas à favor da natureza

Pesquisadores brasileiros ajudam a montar banco de genomas de microrganismos. Entenda a importância para a…

% dias atrás

Os jardins indomados das cidades

Que tal aprender a apreciar as plantas que nascem de maneira espontânea em nossa cidade?

% dias atrás