De onde vieram os cachorros?

A história dos cachorros começa há uns 15 mil anos, quando a gente começou a dar o resto da nossa comida para filhotes de lobo

Eles enchem a nossa casa de pelos, brincadeira, bagunça e amor! Mas como surgiram os cachorros? Por que eles gostam de viver coladinhos com a gente, dentro das nossas casas?

Os cientistas concordam que há 15 mil anos, ou até mais, lobos começaram a se aproximar dos seres humanos, até virarem bichos de estimação. Existem muitas teorias para explicar isso. E uma delas tem a ver com comida!

Lá na Finlândia, Maria Lahtinen e outros colegas arqueólogos (cientistas que estudam culturas e os modos de vida de diferentes sociedades) começaram a estudar a dieta desses humanos. E sabe o que eles acham que aconteceu? Que a gente começou a dor o resto da nossa comida para os filhotes de lobo.

Era do gelo

Naquela época acontecia a era do gelo. Fazia muuuuito frio. E não tinha plantas por aí para os humanos se alimentarem. Então eles dependiam da caça. E aí era carne para o café da manhã, para o almoço e para o jantar. Só que ninguém consegue sobreviver assim, só à base de proteína. Proteína demais até envenena a gente!

Então, depois de caçar, os humanos comiam principalmente as partes mais gordurosas – eles precisavam comer gordura. E aí acabava sobrando aqueles pedaços mais magrinhos da carne.

Se proteína demais é ruim para a gente, não é bem assim para os lobos. O corpo deles funciona de um jeito diferente, e eles conseguem viver muito tempo só com proteína pura.

Agora imagina só: você acabou de comer, mas tem aqueles pedaços de carne sobrando… Se um lobinho fofo aparecesse do seu lado, o que você faria? Pois é. Era o que aqueles humanos faziam (segundo a teoria desses cientistas): eles davam as sobras para os filhotes.

Esses lobinhos ficavam por perto, e aí os filhos deles também. Sempre convivendo e repartindo comida com os humanos. Passaram a viver ao nosso lado, até que muitos anos depois surgiram os cachorros.

Sobre o(a) autor(a)

Luiza Lages

Luiza Lages

Jornalista, radialista e mestre em Comunicação Social pela UFMG. Repórter da Minas Faz Ciência e editora dos podcasts Ondas da Ciência e Histórias de Ninar para Pequenos Cientistas.
frame3

Conteúdo Relacionado

Enable Notifications    OK No thanks