Subscribe for notification

O ataque das Formigas!

Nas últimas semanas você deve ter acompanhando sobre a nuvem de gafanhotos que estava na Argentina e se aproximando do sul do Brasil. Já lá no Reino Unido e na Irlanda, o que está assustando as pessoas e, até mesmo, afetando os mapas meteorológicos, é a nuvem de formigas.

Pois bem, você já deve estar imaginando inúmeros coisas e até pensando numa possível gravação de uma continuidade do filme Homem-Formiga da Marvel, não é? Sinto muito, mas, desta vez, não há qualquer possibilidade do Homem-Formiga estar envolvido. Não é porque ele é apenas um personagem fantasioso, mas há explicação científica para isso. fique aí que eu já te conto, beleza?

A primeira notícia é que este acontecimento é normal, então nada de se preocupar! De acordo com Henrique Paprocki, biólogo e professor, em ambientes temperados, como no caso da Inglaterra, o momento que estes insetos começam a entrar na fase adulta costuma ser em maior número, do que em outros ambientes, como no tropical – no caso, países como o Brasil. Este movimento é feito pelas formigas fêmeas, chamadas formigas aladas, que serão as novas rainhas, para fecundar com as formigas macho e fundar um novo formigueiro.

Um dos fatores que podem estar causando um excesso estas explosões é a alteração do ambiente destas espécies, fazendo com que se propaguem com maior intensidade. Alguns destes fatores são o clima, extinção de predadores e até mesmo o uso de veneno.

Agora, há risco nas lavouras com este excesso de formigas, como no caso dos gafanhotos? O professor Henrique explica que há um monitoramento destas movimentações e, com base nestes rastreios, é possível saber qual a proporção e quanto de inseticida é necessário aplicar para combater os insetos, evitando algum dano.

Aqui no Brasil, um movimento, parecido com o das formigas, é o das cigarras. Em alguns anos foi possível observar um número excessivo de cigarras e alguns tipos de besouros, observa Paprocki. Ainda em relação às formigas, ele explica que, no Brasil, também há estes movimentos das formigas “voadoras” para formarem novos formigueiros.

Breno Ribeiro

Faça um comentário
Compartilhar
Publicado por
Breno Ribeiro

Artigos Recentes

Estudantes produzem site, jogos e artigo para divulgar mulheres cientistas

Um dos objetivos é redução das desigualdades de gênero na pesquisa científica, tecnológica e de…

% dias atrás

Primatas: fanpage reúne atividades educativas gratuitas

Ação fez parte das atividades de férias e continuará disponível online.

% dias atrás

Jogo ajuda a exercitar o cérebro

Desenvolvido em universidade mineira, game ajuda tanto crianças quanto idosos no desenvolvimento cognitivo

% dias atrás

Equipamento ajuda a calçar luvas de forma segura

Alunos da equipe Roboforge buscam parcerias para fabricar o equipamento

% dias atrás

Hoje é dia de ver cometa!

Saiba como localizar e acompanhar o Neowise e conheça curiosidades sobre os cometas.

% dias atrás

Google lança tradutor de hieróglifos

Aplicativo permite criar frases com hieróglifos e otimiza imagens antigas para análise.

% dias atrás