Você tem mais de 12 anos e se interessa por ciências? Então não pode perder esta oportunidade!

No próximo dia 27, quarta-feira, acontecerá em Belo Horizonte o encontro Ciência: O elemento X para meninas superpoderosas.

A proposta é inspirar e incentivar vocações e carreiras científicas de meninas como você, já que dados da Unesco mostram que, de dez pesquisadores no mundo, apenas 3 são mulheres.  Esse índice é ainda mais baixo quando se trata das áreas de ciências exatas.

Triste, né?

Mas esta realidade começa a mudar, quando vemos eventos como este.

Será uma conversa entre duas pesquisadoras com histórias bem diferentes: Kelly Cristina Martins Faêda, doutora em Ciência e Tecnologia das Radiações Minerais e Materiais pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, e Laura da Silva Krueger, estudante de psicologia.

Kelly Cristina Martins Faêda, professora adjunto II da PUC Minas e graduada em Física pela PUC (2007), mestre em Ciência e Tecnologia das Radiações Minerais e Materiais pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (2011) e doutora em Ciência e Tecnologia das Radiações Minerais e Materiais pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (2015).

Laura da Silva Krueger, estudante de escola pública estadual, no 9° ano do Ensino Fundamental foi premiada no 1° lugar da categoria de EF na 16° UFMG Jovem. No 1° ano do Ensino Médio iniciou a pesquisa sobre a Síndrome de Burnout financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com orientação da Prof. Lívia de Oliveira Borges (FAFICH/UFMG), tendo como sujeito de pesquisa o adoecimento mental em professores de uma escola da rede pública de Belo Horizonte. Atualmente cursa o 1° ano do curso de Psicologia na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.

Juntas, as pesquisadoras pretendem mostrar  a ciência como uma ferramenta poderosa e que precisa de mais mulheres envolvidas.

O encontro será mediado por Alessandra Ribeiro, jornalista do Programa de Comunicação Científica da FAPEMIG e produtora do livro “Mulher faz ciência: dez mulheres, muitas histórias”. Para ela, discutir mulheres e meninas na ciência permite reconhecer o trabalho que as mulheres vêm desempenhando no Brasil e do mundo.

“Existem muitas mulheres fazendo ciência de ponta e é importante divulgar esse trabalho para incentivar, estimular, outras mulheres – especialmente meninas do ensino médio e que estão pensando em que carreira seguir. Mostrar que é possível, que as mulheres também podem ser cientistas!”.

As apresentações têm duração prevista de 20 minutos e, em seguida, haverá espaço para debate com as pesquisadoras. Os interessados podem ser inscrever aqui.

As palestras também serão transmitidas ao vivo nas unidades Uaitec e a gravação estará disponível  para o acesso no canal do Museu Itinerante Ponto UFMG.

SERVIÇO

Data: 27.3.2019
Local: Auditório do BDMG – R. da Bahia, 1600 – Lourdes, Belo Horizonte
Hora: 14h30-16h30
Inscrições antercipadas: https://www.sympla.com.br/ciencia-o-elemento-x-para-meninas-superpoderosas__477832

A entrada é franca mediante inscrição no SYMPLA.

*Sujeito a lotação do espaço.

**O evento será documentado por fotógrafos e/ou cinegrafistas. Como participante você concorda desde já em ceder gratuitamente seu direito de imagem (fotos e vídeos) a organização.