Quando ouvimos falar em óculos de Realidade Virtual (RV), costumamos pensar em entretenimento, principalmente nos games, não é, mesmo? Mas você sabia que essa tecnologia imersiva está cada vez mais presente nas salas de aula e outros espaços de aprendizagem, como os museus?
É claro que muitas escolas de nosso País ainda lutam para garantir o mínimo de condições de ensino, e estão muito longe das tecnologias de ponta.
A novidade, porém, tem se popularizado com rapidez, por causa dos telefones celulares e da produção dos óculos de RV de baixo custo, até de papelão. (Acesse www.minasfazciencia/infantil/realidadevirtual –, aprenda a fazer o seu e encontre outras dicas legais sobre o tema!)
Segundo Antônio Mozelli, da Universidade do Estado de Minas Gerais, a Uemg, as chamadas “tecnologias imersivas” estão chegando para ficar.
“Hoje, é possível encontrar diversas aplicações da Realidade Virtual e, também, da Realidade Aumentada (RA), em vários setores, inclusive na educação”, diz o cientista, que está, atualmente, no Canadá, para explorar o uso de realidade virtual em ambientes de “imersão interativa” e “inteligência artificial”.
Do mar ao corpo humano
Antônio explica que, hoje, é possível, por exemplo, mergulhar em um mar poluído, por meio de uma gravação real, com câmeras apropriadas, para conscientizar estudantes sobre a importância da reciclagem do lixo.
É possível, também, viajar pelo corpo humano e entrar, virtualmente, nos órgãos, para entender o seu funcionamento. Isso, sem falar nas expedições por vários museus do mundo – dali, mesmo, no conforto da sala de aula!
O Google entendeu o potencial da RV nas salas de aula e já começou a dar sua colaboração para a evolução do segmento. Em 2015, a empresa anunciou o lançamento de um aplicativo chamado Expedições, que vai proporcionar viagens virtuais a alunos de diversos países, inclusive do Brasil. Estudantes e professores podem explorar o mundo em mais de 800 tours de Realidade Virtual e 100 de Realidade Aumentada (RA).
Ah! Mas é preciso fazer um alerta! Embora a Realidade Virtual seja muito divertida, não existem padrões seguros de uso desses equipamentos por você, que ainda é criança.
Os óculos ainda não se encontram totalmente desenvolvidos e podem causar desconfortos, como tontura e náusea. Por isso, é importante a presença de um adulto, quando este interessante recurso for usado.
Olá, o meu nome é Vanisio e achei muito legal esse site.