Você já reparou se seu gatinho ou cachorro parece acima do peso?

Assim como os humanos, os animais também podem sofrer com a obesidade. As causas podem ser desde distúrbios nutricionais, o sedentarismo ou problemas hormonais.

Um animal acima do peso tem mais riscos de desenvolver outras doenças e complicações, por isso, é preciso ficar atento!

Se você tem dúvidas se seu animal está gordinho, agende uma visita ao médico veterinário, que poderá avaliar e indicar um tratamento para a obesidade.

Dieta para animais

Além de exercícios físicos, como longas caminhadas e brincadeiras de correr, pode ser que seu animal precise de uma dieta ou restrição de quantidade de alimentos.

Para ajudar os veterinários nesse atendimento aos animais obsesos, dois estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a médica veterinária Bruna de Oliveira Arenázio Pupio e o bacharel em Ciências da Computação Willian Augusto da Silva desenvolveram um aplicativo que usa uma metodologia de programas de emagrecimento de forma individualizada. Só que focado nos animais!

O trabalho foi feito sob orientação da professora Flávia Maria de Oliveira Borges Saad e foi premiado em 2º lugar no programa Jovem Veterinário 2017, da Nestlé Purina, que seleciona alunos de várias universidades para trabalhar com o desenvolvimento de projetos na área de nutrição de animais de companhia.

“Puxa, vou ter que fazer dieta?!” – Imagem meramente ilustrativa via Pixabay

Como é o aplicativo?

O aplicativo que se baseia em características individuais do animal para montar um programa de emagrecimento, avaliando itens como peso, sexo, idade, atividade do animal.

“Pesquisadores avaliam o peso que o animal deveria perder e colocam informações no aplicativo, que calcula a quantidade de alimento necessária para se chegar ao peso ideal. É possível também determinar quanto será a perda de peso mensal do animal e quanto tempo levará o programa de emagrecimento”, explica a professora Flávia.

O aplicativo foi testado e validado em cães e foi bem sucedido para estimar a perda de peso e a quantidade de alimento a ser estabelecida.

A intenção dos pesquisadores, segundo a professora Flávia, é conseguir apoio para disponibilizar o aplicativo gratuitamente para veterinários e zootecnistas que já tenham um diagnóstico prescrito pelo médico veterinário.

Os cientistas também querem fazer uma versão do app para outras plataformas como iOS e programas para sistema Windows e Linux. “Também temos pretensões de desenvolver um aplicativo para gatos, já que este foi destinado apenas a cães”.

Com informações da Assessoria de Imprensa da UFLA.