Como eu sei se um passarinho é macho ou fêmea?

A pergunta foi feita por uma estudante de jornalismo que conheceu o projeto Minas Faz Ciência em uma palestra na Universidade Estácio de Sá, em Belo Horizonte.

A gente achou que era uma ótima questão a ser respondida aqui no Minas Faz Ciência Infantil, porque crianças de todas as idades (adolescentes, jovens e adultos!) podem ter a mesma dúvida!

Mais uma vez, acionamos a nossa comunidade de super cientistas no Twitter (já segue a gente lá? @minasfazciencia!) e recebemos ótimas respostas!

Tudo depende!

Quem acompanha nossos sites e mídias sociais já deve saber que, em ciência, qualquer pergunta, por mais simples que pareça, tem respostas que dependem de inúmeras variáveis.

Foi isso que nos respondeu o Guilherme Renzo Rocha Brito, professor do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Quem quiser seguir o Guilherme pode procurar pelo perfil @lama_mala!

(o exame cariótipo é aquele que vai olhar os cromossomos dos passarinhos!)

Então, se você viu um passarinho bonito por aí e quer saber se ele é macho ou fêmea, o melhor a fazer é tentar tirar uma foto para, com a ajuda de um biólogo ou veterinário, saber exatamente o sexo do animal.

O Guilherme indicou pra gente o site d’A Passarinhóloga, da Natália Allenspach, que tem muitos textos legais para quem gosta de pássaros.

Um dos textos fala do “dismorfismo sexual“, que é quando as aves macho e fêmea têm aparência bem diferente. Nestes casos, é mais fácil saber quem é macho e quem é fêmea, conforme a Natália explica:

dimorfismo sexual, ou seja, quando é possível diferenciar macho e fêmea pela aparência externa, é muito comum em patos (família Anatidae), assim como em papa-capins (família Emberizidae), beija-flores (família Trochilidae) e muitas outras aves.

Dá um pulinho lá no site da Natália para ler mais sobre as diferenças entre algumas espécies, como patos e beija-flores! Ela publicou fotos com a indicação de algumas diferenças.

Se o pavão macho da foto lá de cima é todo aparecido, a fêmea já bem menor e não tem a plumagem colorida e abundante. Imagem via Pixabay.

E qual a diferença entre pássaro, ave e passarinho?

Como em ciência uma pergunta sempre leva a outra, outra pessoa no Twitter veio com outra ótima pergunta:

Agradecemos mais uma vez ao professor Guilherme por ter esclarecido essa dúvida:

Ou seja, a depender dos costumes e da cultura local, você pode chamar um passarinho de ave ou de pássaro, e tudo bem!

Como o professor disse, não tem problema chamar um avestruz de passarinho – embora muita gente o considere grande demais para ser chamado assim, no diminutivo!

Qual a sua dúvida?

Tem uma pergunta sobre o mundo animal, as flores, o funcionamento do Universo ou qualquer tema de ciência?

Escreve pra gente aí nos comentários que a gente promete que vai atrás da resposta! 😉