Paixão, amizade, amor platônico são sentimentos confusos para muitas crianças e adolescentes. Conversamos com a psicóloga, doutora em Educação, Anna Cláudia Eutrópio, responsável pelo projeto Nós e Voz, sobre essas diferenças e como meninas e meninos se relacionam com estes sentimentos.
MFCi – O que é a paixão?
Paixão é um sentimento que se manifesta por alguém (e as vezes por uma coisa, ou situação), em que nos sentimos muito encantados por tudo que se refere à aquela pessoa.
MFCi – O que é amor platônico?
O amor platônico é quando estamos apaixonados por alguém, mas não temos coragem de nos declarar e, muitas vezes, ficamos sem jeito até de conversar com a pessoa. Ficamos de longe, apaixonados e babando!
MFCi – Qual a diferença entre a amizade e a paixão?
Amizade é um sentimento que temos por pessoas com as quais gostamos de fazer coisas juntos, seja brincar, passear, conversar, contar segredos… A paixão é quando sentimos uma coisa mais forte e especial por uma pessoa e ficamos encantados por tudo que tem relação com essa pessoa.
MFCi – Meninas e meninas se relacionam de formas diferentes com a amizade e a paixão?
Na nossa sociedade, ainda é comum que meninos sejam educados para não expressar sentimentos. Assim, as amizades de meninos, em geral, são mais pautadas por atividades (praticar esportes juntos, realizar trabalhos juntos). Como as meninas são estimuladas a falarem e conversarem sobre seus sentimentos, as amizades entre as meninas costumam ter muita conversa, segredos, revelações. Mas claro que existem amizades entre meninos e meninas e cada pessoa vai criando também suas próprias formas de ser amigos.
Com as paixões também é semelhante: os meninos ainda se sentem pressionados para não demonstrarem o que se sentem, com medo de serem ridicularizados e as meninas sentem a pressão para se manterem como “difíceis”, mesmo que as custas do próprio desejo.
O mundo está mudando e cada vez mais as pessoas (sejam meninos ou meninas) têm inventado seus jeitos de viverem amizades e paixões de uma forma que permita mais felicidade, mais liberdade e alegria.
MFCi – Por que as paixões provocam angústias, dúvidas e medos?
As primeiras paixões costumam gerar angústias, dúvidas e medos porque são sentimentos novos, que ainda estamos aprendendo a lidar. Muitas vezes temos medo de não sermos correspondidos, temos medo ou vergonha de contar desse sentimento tanto para a pessoa que estamos apaixonados quanto para nossa família. Importante é saber que isso é normal, que tudo bem sentir esses furacões de sentimentos!
MFCi – Não sei como lidar com os meus sentimentos. O que fazer?
Uma dica é conversar com algum adulto que você goste e se sinta à vontade. Às vezes é uma tia, um tio, um irmão mais velho, ou até o pai e a mãe. É legal pedir para as pessoas mais velhas te contarem como elas lidam com os próprios sentimentos, não para você imitar ou fazer igual, mas para você ir aprendendo sobre diferentes jeitos de lidar com os sentimentos e, aos poucos, ir criando o seu jeito de lidar!
Imagem: Pixabay
Esse site é muito bom mesmo de muita qualidade. Abraço e sucesso