No próximo domingo, dia 8 de julho, comemora-se o Dia Nacional da Ciência e também o Dia Nacional do Pesquisador.

Mas o que é ciência, afinal?

Repetimos essa palavrinha aqui e nem sempre paramos para explicá-la, não é mesmo?

A palavra ciência vem do latim “scientia“, que significa conhecimento.

dicionario_ciencia

O dicionário define a ciência como um conjunto aprofundado de conhecimentos sistematizados.

Muitos pesquisadores também diriam que a ciência é fundada no método científico.

Partindo de observações sobre o mundo, a natureza e seus fenômenos, criam-se hipóteses que induzem os cientistas a desenvolver experimentos e propor leis gerais.

A leis científicas seriam, então, generalizações de experiências que podem ser repetidas e, assim, confirmar a proposição inicial.

Mas essa visão é colocada em cheque na filosofia da ciência e em muitas áreas das ciências humanas, sociais e sociais aplicadas. Nelas, o método científico não se aplica exatamente como previsto pelos pesquisadores das ciências exatas, biológicas e da terra

Isso não desmerece as ciências das Humanidades e deixa-nos o alerta sobre os diferentes modos de desenvolver conhecimento sistematizado, reconhecendo as particularidades de cada área de atuação.

Mistérios do Universo, curas para doenças, a compreensão da sociedade, nossos comportamentos e linguagens, tudo pode ser objeto da ciência... Imagem via Pixabay.

Mistérios do Universo, curas para doenças, a compreensão da sociedade, nossos comportamentos e linguagens, tudo pode ser objeto da ciência… Imagem via Pixabay.

Ciência em desenvolvimento

"O pensador", obra de Auguste Rodin. Foto de Piero d'Houin Inocybe via Wikimedia Commons

“O pensador”, obra de Auguste Rodin. Foto de Piero d’Houin Inocybe via Wikimedia Commons

Fato é que a ciência não é um conhecimento absoluto e inquestionável – inclusive, já vimos exemplos aqui sobre como os erros fazem parte do conhecimento científico.

Cada nova descoberta está aí para ser testada e questionada, para que novos conhecimentos sejam gerados.

A ciência, ou melhor, as ciências, como atividade humana, coletiva e universal, têm cada uma sua história e seus modos de fazer.

Por isso, podemos acompanhar seus avanços ao longo dos anos, e desenvolver pensamento crítico sobre o conhecimento do passado e do presente, com os olhos voltados para o futuro.

Celebrando a ciência em todo o Brasil

Celebrar o Dia Nacional da Ciência é uma maneira de apoiar e valorizar o conhecimento como um aspecto fundamental do bom desenvolvimento da humanidade!

O dia 8 de julho é também aniversário da fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Em homenagem a ela e para reforçar a importância da ciência para todos, vários eventos serão realizados pelo Brasil.

Novas Marchas pela Ciência estão sendo convocadas em todo o país e aqui em Belo Horizonte, o Espaço do Conhecimento organiza a festa a partir das 10h, na Praça da Liberdade.

dia_nacional_ciencia

 Clique aqui para saber mais detalhes e participe!