Não importa onde você mora, temos certeza que legumes representam uma parte importante de sua alimentação diária. Eles fornecem nutrientes para nosso corpo e podem ser preparados das maneiras mais diversas, além de consumidos crus ou cozidos.
Os vegetais representam uma mercadoria extremamente importante para a humanidade. Existem inúmeras técnicas de cultivo e preparação, desenvolvidas desde o início da civilização até os dias de hoje.
Certos tipos de hortaliças foram considerados extremamente importantes na história, chegando a ser mais valorizadas do que dinheiro ou ouro em alguns períodos.
Muitos alimentos que consumimos hoje são versões modificadas dos originais, que foram sendo adaptadas pela humanidade ao longo dos séculos.
Atualmente, há muitas pesquisas que buscam melhorar a produção de legumes e verduras para torná-los mais resistentes a pragas, mais nutritivos e saborosos, por exemplo.
Confira histórias e curiosidades sobre os vegetais:
Batata
A batata que conhecemos hoje originou-se de espécies que cresciam nas altitudes da América Latina.
Há registros de vestígios de batatas encontrados ao sul do Chile que datam de 11 mil a.C.!
Desde o primeiro momento em que os exploradores europeus puseram as mãos nas batatas, viram o grande potencial dessa planta para a alimentação e espalharam a batata por todo o mundo.
Após séculos de expansão, ela se tornou um dos alimentos mais adorados das mesas, seja cozida ou deliciosamente frita!
Cenoura
A cenoura é citada em uma lista de legumes cultivados na Babilônia, no século 8 a.C.!
Sua história abrange, portanto, milhares de anos, e passa pelo cultivo desse legume nos campos do antigo Irã e do Afeganistão, com expansão para o Egito e a China.
Na Europa medieval, a cenoura atingiu grande popularidade na Europa. A versão laranja (como essa da foto) se tornou mais comum nos círculos científicos da Holanda do século XVII.
Tomate
A história do tomate é muito antiga: alguns dos primeiros registros foram feitos há mais de 2500 anos.
Nessa época, o antigo Império Asteca percebeu o valor do tomate e passou a integrá-lo nos ritos de cura e também na culinária.
Hoje, o tomate é um dos frutos mais populares no mundo, presente em muitos pratos e dietas, e ingrediente fundamental para os deliciosos molhos italianos.
Alho
A história do alho abrange um período de 9 mil anos de progresso humano, com crescimento e expansão para todo o mundo.
Ele é da família da cebola e é reconhecido como um dos mais antigos temperos conhecidos.
A jornada do alho começou na Ásia central, ainda durante o período Neolítico, espalhou-se pelo Oriente Médio e pelo norte da África em 3000 a.C., e rapidamente chegou à Europa.
Cebola
A história da cebola começou com os primeiros anos da humanidade. Cebolas têm sido comidas e cultivadas desde os tempos pré-históricos e há registros e documentos que mencionam o consumo de cebola no Egito Antigo.
Ela nos ajudou a sobreviver, com sua facilidade de crescimento, capacidade de armazenamento para períodos de fome e propriedades medicinais e nutricionais.
A cebola que deu origem às variedades que conhecemos hoje veio, provavelmente, da Ásia.
Repolho
A história do repolho começou em algum lugar na Europa, cerca de 1000 a.C.
Era uma planta selvagem, como a maioria dos vegetais, que foi cultivada e usada como alimento desde os tempos antigos, por ricos e pobres.
Pimentão
O pimentão originou-se na América do Sul e daqui se espalhou pelo mundo depois que Colombo tentou encontrar a rota ocidental para a Índia.
É, desde então, um vegetal consumido e produzido em diversas partes do globo e usado em pratos coloridos e variados.
Espinafre
O lugar de origem do espinafre é a antiga Pérsia, ou o atual Irã e os países vizinhos. De lá, cruzou a Índia, mas não se sabe quem levou.
Os antigos chineses conseguiram espinafre na Índia e deram-lhe o nome de “vegetal persa”. Lá encontramos a primeira menção escrita do espinafre, que diz que ele chegou à China pelo Nepal, por volta do ano 647.
Os sarracenos, que era como os europeus chamavam os muçulmanos durante a era Medieval, trouxeram o espinafre para a Sicília no ano 827. O primeiro textos que mencionam o espinafre no Mediterrâneo foram escritos no século 10.
Hoje, cultivamos variantes que dão mais folhas, são mais saborosas e são uma boa fonte de vitaminas e minerais.
Beterrabas
A beterraba começou a se popularizar na Idade Média. Antes disso, as mais antigas provas arqueológicas de que usamos beterraba nos tempos antigos foram encontradas no sítio neolítico de Aartswoud, na Holanda, e na pirâmide de Saqqara, em Tebas, no Egito.
Há textos assírios que dizem que as beterrabas estavam crescendo nos Jardins Suspensos da Babilônia, em 800 a.C.. Os gregos antigos cultivavam beterraba por volta de 300 aC.
É um dos vegetais mais benéficos para nossa saúde – entre outras coisas, seu consumo ajuda a reduzir a pressão arterial e as chances de doença cardíaca, acidente vascular cerebral ou doença vascular periférica.
Abobrinha
Os antepassados da abobrinha vieram das Américas, eram nativos do México de hoje e de partes do norte da América do Sul.
Quando a colonização europeia começou, foram levados para a Europa, onde seu cultivo se expandiu.
A abobrinha foi fortemente desenvolvida na Itália no século 19, na região de Milão. Por isso, é um vegetal relativamente novo no cenário mundial.
Quer conhecer a história de outros legumes, vegetais ou frutas?
Deixe um comentário com seu legume ou fruta preferido e vamos pesquisar a história para você!
Via e com informações de The Oxford Companion to Food.
MUITO BOA INFORMAÇÃO SOBRE ESTES VEGETAIS, PERIODOS E PAÍSES DE ORIGENS.
Muito obrigada pelo seu comentário, Enoc! 😉 Continue acompanhando o Minas Faz Ciência!
Também achei super interessante!!!
Que ótimo, Eder! Participe sempre conosco. E sugira temas para nossas matérias 🙂