Por Raphael Domingues, Ney Felipe e Arthur Scarfutto*

Foi dada a largada para mais um Torneio de Robótica FIRST LEGO league, etapa regional de Minas Gerais, para crianças  e jovens de 9 a 16 anos. O evento acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro, das 8 às 17h30, no Centro Universitário UniBH, unidade Buritis.

Este ano, o tema escolhido foi Hydro Dynamics, com o objetivo de buscar soluções inovadoras para problemas relacionados ao uso da água.

Os alunos são avaliados em quatro categorias, são elas: projeto de pesquisa sobre o tema apresentado, desafio do Robô, Core Values e design do Robô.

  • No projeto de pesquisa, os competidores identificam algum problema real do tema abordado, criam soluções com ideias inovadoras e apresentam para os juízes do torneio;
  • no desafio do Robô, criam e programam um robô de LEGO para realizar os desafios na mesa e marcar os pontos, tendo três rounds com duração de 2 minutos e 30 segundos cada;
  • no Core Values, o desafio é trabalhar em equipe para achar soluções, competindo de forma amigável;
  • já no design do Robô, os competidores utilizam sensores de movimento, cor, motores, estratégia e programação que colocam os robôs para executar as tarefas.

O superintendente do Sistema Fiemg, Cláudio Marcassa, explica a importância desse torneio para o desenvolvimento das crianças:

A coordenadora do Torneio, etapa regional, Anete Maria de Oliveira, destacou a importância do tema água e a necessidade das equipes trabalharem para solucionar um problema mundial.

Ao todo são 50 equipes competindo nestes dois dias de torneio, entre elas, Legosos e Furiosos, da cidade de Uberlândia. No ano de 2014, a equipe venceu a etapa internacional do torneio e vem com uma grande expectativa de vencer novamente.

A equipe Inspirados veio diretamente do Rio de Janeiro. São alunos do Instituto Nossa Senhora da Piedade, uma equipe com menos de um ano de existência e que já conquistou o quarto lugar na etapa Estadual.

Professores e alunos comentaram a importância da robótica para a formação transdiciplinar.

*Alunos do curso de Jornalismo do UniBH, monitorados pela jornalista Lorena Tárcia.