Se você está curtindo as Olimpíadas de Inverno e quer saber mais sobre experiências de quem viveu e trabalhou em temperaturas abaixo de zero, agende uma visita ao Espaço do Conhecimento da UFMG.
O filme Perspectivas Austrais está em cartaz no Planetário e é o primeiro curta-metragem sobre a Antártica, em formato fulldome, que explora os recursos do Planetário digital e garante uma sensação de completa imersão.
As imagens combinam fotografias e vídeos inéditos em 360° graus, capturados por pesquisadores do projeto da UFMG MycoAntar durante as expedições ao continente, e animações.
Perspectivas Austrais convida o público a conhecer de perto o cotidiano dos cientistas que realizam pesquisas nas terras geladas e as belezas de paisagens extraordinárias.
As sessões acontecem terça, quinta e sábado, às 15h e quarta, sexta e domingo, às 14h e a entrada é gratuita.
Cinema e exposição sobre a Antártica
O curta-metragem integra a programação da Expedição Antártica, nova exposição do Espaço do Conhecimento UFMG.
A Antártica abriga muitas espécies de animais, plantas e micróbios que poderão ser conhecidos na exposição. Há espécies que conseguem sobreviver nas terras mais gélidas do planeta, com média de temperatura de -10 ºC no verão.
Pelo menos cinco tipos diferentes de pinguins vivem por ali, como o Papua, ave extremamente rápida que alcança velocidade de até 36 km/h e mergulha até 100 metros de profundidade para se alimentar de peixes e crustáceos.
O Pinguim Imperador, por sua vez, tem penas multicoloridas que ajudam no isolamento térmico, fazendo com que seja possível a reprodução em temperaturas de até -40 °C.
Os pinguins convivem a Foca-de-Weddell, que se alimenta e se acasala na água fria da Antártica, dando luz aos filhotes sobre o gelo. No inverno, ela vive e dorme na água, pois a temperatura é mais agradável do que na superfície, em torno de -2 ºC. É lá que também ficam os elefantes marinhos, que passam cerca de 80% da vida nadando e podem ficar sem respirar por até 80 minutos em mergulhos de até 800 metros de profundidade.
Ao lado deles, é possível cruzar com a baleia Orca, que está no topo da cadeia alimentar do continente. Já a baleia Jubarte fica na Península Antártica durante o verão, onde se alimenta, e migra até o Equador ou à costa mexicana para se reproduzir no inverno.
Ficou curioso?
Agende uma visita ao Espaço do Conhecimento!
A exposição fica em cartaz até abril de 2018 e foi desenvolvida em conjunto com as equipes dos projetos de pesquisa da UFMG MycoAntar/MicroPolar INCT Criosfera, Paisagens em Branco e MediAntar, que realizam estudos de biologia, arqueologia e medicina polar, respectivamente.
Serviço:
Perspectivas Austrais Quando: Terça, quinta e sábado, às 15h; quarta, sexta e domingo, às 14h. Entrada: gratuita Onde: Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH. |
Exposição Expedição Antártica Quando: De 7 de dezembro de 2017 a 29 de abril de 2018 Onde: 2º andar do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH Entrada gratuita |
Nenhum comentário