Nas telas do cinema, o homem já viajou pelo espaço, visitou vários planetas, chegou perto de buracos negros e até bateu papo com ETs. Mas, na vida real, as coisas não são tão simples assim… Mandar um foguete para fora da Terra envolve muitos anos de estudo e um monte de dinheiro.

Arte/ http://www.garatea.space

Arte/ http://www.garatea.space

Nesse campo, os Estados Unidos são referência. O país já realizou dezenas de missões espaciais e conseguiu enviar diversos astronautas para o espaço. E o Brasil? Ah, o nosso País também já tem histórias para contar! Em 2006, mandamos o primeiro astronauta para o espaço e, agora, um grupo de pesquisadores trabalha em um satélite para ser enviado à Lua.

O projeto foi batizado de Garatéa-L, que, em tupi-guarani, significa “busca vidas”. Os cientistas, que são de diferentes instituições de pesquisa, planejam enviar o satélite brasileiro à Lua até o ano de 2020. “É a primeira vez que uma tecnologia brasileira é proposta para um voo lunar”, conta Lucas Fonseca, engenheiro espacial, fundador da empresa Airvantis e diretor da missão Garatéa. Quando chegar à órbita lunar, o satélite irá coletar dados sobre a superfície, além de permitir experimentos científicos com micróbios, moléculas e, até mesmo, células humanas.

Arte/ http://www.garatea.space

Arte/ http://www.garatea.space

Tecnologia

Até a data prevista para a missão à Lua, muita coisa ainda deve ser feita! Existe a parte do desenvolvimento tecnológico, que vai resultar no satélite em si, e, também, a tarefa de levantar recursos para tornar o projeto uma realidade. Quando tudo estiver pronto, a missão Garatéa-L pegará carona com um foguete indiano, o PSLV-C11, que já enviou, com sucesso, uma missão à Lua em 2008.

Diversos cubesats (satélites em formato de cubo), além do brasileiro, serão transportados à órbita lunar por essa nave, que transmitirá os dados coletados durante, ao menos, seis meses. O lançamento deverá ser feito do centro espacial de Satish Dhawan, na Índia.

Arte/ http://www.garatea.space

Arte/ http://www.garatea.space

Gostou das informações? Em nossa versão impressa você encontra as respostas para as seguintes perguntas:

Afinal, o que é um satélite?

Por que gastar tanto tempo de estudo e dinheiro para mandar um satélite ao espaço?

Não seria muito mais legal mandar um astronauta ao espaço? Por que mandar um satélite?

Quem são os profissionais que estudam e trabalham com o Universo?