Um sabugo de milho que ganha vida, anda, fala e pensa como humano. Visconde de Sabugosa, personagem criado por Monteiro Lobato (1882-1948), é, no universo do Sítio do Picapau Amarelo a representação do cientista. Inteligente e curioso, o sabugo de milho passou parte da vida numa biblioteca. Seus conhecimentos só aumentaram, e, aos poucos, ele se tornou um sábio e criativo inventor.

Não é só por meio de Visconde, porém, que a ciência aparece nos livros infantojuvenis de Lobato, autor de grande importância na Literatura Brasileira do século XX. Fascinado por ciência, o criador do Sítio do Picapau Amarelo acreditava que a divulgação e o ensino da ciência seria o melhor caminho para o desenvolvimento do País. “Ciência e arte nasceram para viver juntas”, dizia.

Protagonizadas por personagens como Pedrinho, Narizinho, Dona Benta, Emília e Tia Nastácia, as histórias do Sítio têm dois focos: a ficção faz com que o leitor se divirta e deixe a imaginação fluir; a informação busca mostrar conteúdos de diversas áreas do conhecimento. Ou seja, é possível aprender bastante com alguns desses livros!

ariitimetica-emiliaViagem pelo saber   

“Respeitável público! Vou começar a viagem com a apresentação dos artistas que acabam de chegar do País da Matemática. Peço a todos a maior atenção e respeito, porque isto é coisa muito séria e não a tal bagunça que a Senhora Emília acaba de dizer”. Em tal trecho do livro Aritmética da Emília, Visconde apresenta os personagens do sítio para o universo da Matemática. Em um grande circo montado no Sítio, somos apresentados a números, cálculos, equações e medidas.

Já em História das invenções, Dona Benta narra a história do mundo. “As distâncias entre os astros são tamanhas que para medi-las com quilômetros seria necessário usar carroçadas de zeros, de maneira que não haveria papel que chegasse. E então os astrônomos inventaram o ‘metro astronômico’, ou a ‘unidade astronômica’, que é como eles dizem”, diz a avó a Narizinho, para explicar coisas de Astronomia.

Princípios básicos da Química e da Física estão em Serões de Dona Benta; já a Geologia aparece em O poço do Visconde”. Outros livros desse universo, como A reforma da natureza, Viagem ao céu, Emília no País da Gramática e “Geografia de Dona Benta, levam conteúdos científicos, aos leitores, de forma lúdica e divertida.

Confira na nossa versão impressa uma dica importante para fazer leituras das obras de Monteiro Lobato! 

;