No dia 4 de novembro comemoramos o Dia do Inventor.

Mas o que faz um inventor?

Na Finit 2017, conversamos com participantes da Mini Maker Faire para saber mais sobre esse ofício da invenção e conhecer o universo da cultura maker.

Encontramos respostas que indicam que um inventor cria coisas, propõe soluções para problemas do mundo e aprimora objetos já existentes.

Confira as opiniões dos makers da Finit:

Bricio no estande do FabLab Newton, na Mini Maker Faire da Finit 2017

Bricio no estande do FabLab Newton, na Mini Maker Faire da Finit 2017

Brício Mares contou pra gente que desde pequeno ele se interessa por construir coisas, desmontar objetos e saber como eles funcionam por dentro. “Meu primeiro livro preferido foi o Manual do Cientista do Franjinha”.

Ele se formou em Engenharia Química porque tinha o sonho de trabalhar com Engenharia Nuclear, área em que se especializa atualmente. Brício participou da Mini Maker Faire para apresentar projetos e máquinas desenvolvidos no FabLab do Centro Universitário Newton Paiva.

“Acho que todo inventor tem um quê de cientista, embora nem todo cientista seja um inventor”, Brício Mares, FabLab Newton.

Gustavo Chien no estande da Mini Maker Faire daFinit 2017

Gustavo Chien no estande da Mini Maker Faire daFinit 2017

Gustavo Chien veio de Curitiba apresentar o mPie, um kit de hardware para crianças a partir dos 7 anos que querem aprender programação e eletrônico.

“Trabalho em uma empresa que desenvolve hardware e nossos produtos ensinam a montar circuitos e aprimorar os projetos com diferentes módulos pré-programados”, contou.

“Eu me considero um inventor! Vejo problemas e tento solucionar, pensar uma solução ao invés de só reclamar. Inventar é ter proatividade no pensar”,  Gustavo Chien, Microduino.

Também conversamos com Ana Paula da Costa, que trabalha com o inventor Agnaldo Pinho na Bonecaria. Agnaldo é um artista plástico que há 25 anos desenvolve brinquedos e produtos articulados, com movimento.

“Eu acredito que inventores são pessoas que têm ideias que os outros não teriam, que criam coisas que ninguém pensou em criar antes, ou que fazem melhoramentos e promovem o aprimoramento das coisas que já conhecemos”, Ana Paula, da Bonecaria.

Ana Paula no estande da Bonecaria na Mini Maker Faire

Ana Paula no estande da Bonecaria na Mini Maker Faire

Cultura Maker

mini_maker_faireMovimento Maker ou Maker Movement, em inglês, é uma extensão mais tecnológica e técnica da cultura Faça-Você-Mesmo ou, em inglês, Do-It-Yourself (DIY).

Esta cultura moderna tem em sua base a ideia de que qualquer pessoa pode construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos.

Para saber mais, visite o site blog.fazedores.com.

Amanhã (sábado, 4 de novembro) é o último dia de Finit 2017!

Confira a programação em finitmg.com.br.