Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) são termos que aparecem com cada vez mais frequência em nossas vidas. Mas o que significam? Como funcionam e qual a diferença entre elas?

Embora as duas tecnologias partam do mesmo princípio de realidade, elas possuem diferenças importantes.

Realidade Virtual

A Realidade Virtual é aquela que permite ao usuário entrar em um ambiente utilizando vários sentidos, em  3D.

Com o uso de gráficos, softwares, óculos e fones, conseguimos nos desligar do mundo externo e entrar profundamente na realidade apresentada.

Realidade Aumentada

Já a Realidade Aumentada diz respeito a inserir informações do mundo digital no mundo físico. Desta forma, objetos ou desenhos em 3D ficam visíveis quando olhamos através de um telefone ou de uma tela. É como se colocássemos uma folha transparente com animações e informações nos ambientes onde estamos.

A proposta das duas tecnologias é semelhante: misturar o mundo físico com o mundo digital. O que diferencia é como isso acontece e o que pode ser feito com cada uma delas.

As diferenças

Simplificando bastante, basicamente o que nos permite diferenciar uma tecnologia da outra é o uso dos óculos de realidade virtual. Ele tem este nome, porque abre a porta para entrarmos em um mundo reconstruído digitalmente ou mesmo criado no computador.

Quando colocamos os óculos e entramos nas imagens, é como se estivéssemos nas ruas de Paris, sem sair o sofá de casa. Também podemos experimentar a sensação de pilotar um avião, sem sair do lugar.

Portanto, VR diz respeito à criação de uma experiência imersiva. Faz com que você se sinta em outro lugar, vivendo coisas que não estão presentes fisicamente.

Para experimentar a realidade virtual, precisamos de aparelhos como Oculus Rift, PlayStation VR ou mesmo o seu computador com um óculos especial, que você mesmo pode construir.

Veja como!

Já a realidade aumentada pode ser experimentada a partir de um tablet, telefone celular ou do HoloLens, da Microsof. São  projeções de objetos, planilhas ou personagens com os quais é possível interagir de diferentes formas.

Com esta tecnologia, podemos, por exemplo, projetar o mundo de Minecraft na nossa sala ou na rua. A proposta da realidade aumentada é inserir elementos digitais no nosso dia a dia.

Saiba mais!

Lembra-se do Google Glass e da promessa de estar utilizando um óculos e vendo um mapa enquanto anda pelas ruas? Esta é a realidade aumentada.

Aplicações reais

As duas tecnologias ainda estão sendo desenvolvidas. Muita coisa está para acontecer. Principalmente, quando vemos empresas como Apple, Facebook, Google e Microsoft investindo neste caminho.

Muitos jogos e filmes estão sendo produzidos com base na realidade virtual. Uma busca no YouTube nos coloca em contato com muitas produções imersivas, baseadas em situações reais ou na fantasia. O Oculus Rift, produzido pelo Facebook, custa US$ 399 sem os acessórios.

No site do projeto, é possível conhecer experiências como o Facebook Space que permite interagir com amigos do Facebook em um ambiente de realidade virtual.

Ainda em experiência, o projeto nos permite interagir com amigos do Facebook em um ambiente virtual.

Ainda em experiência, o projeto nos permite interagir com amigos do Facebook em um ambiente virtual.

Já a Microsoft está investindo no Hololens, um aparelho de imersão na chamada realidade mista, que permite projetar e interagir com realidade aumentada no ambiente em que nos encontramos. O kit completo do Hololens não sai por menos de US$ 3 mil e ainda está muito voltado para empresas e desenvolvedores.

No site do projeto é possível ver a proposta desta realidade mista em imagem 360.

Para compreender melhor do que se trata, assista ao vídeo