Objetos de plástico estão em todo lugar e espalhados por nossa vida doméstica, na escola e no trabalho desde, pelo menos, os últimos 50 anos.

O plástico é um material cheio de vantagens: é flexível, durável, fácil de fazer e difícil de quebrar. Pode ser conveniente e útil, mas justamente porque ele não se quebra, nem se decompõe naturalmente, é um poluente duradouro.

Um estudo recente publicado na revista Science Advances descobriu que os seres humanos produziram 8.300 milhões de toneladas métricas de plástico até os dias de hoje. 79% desse plástico foi parar em aterros sanitários ou no oceano. Isso é muito lixo indo para o lugar errado!

Se continuarmos a produzir plástico nessa taxa atual, esse valor chegará a 12 mil toneladas até o ano de 2050. Os poluentes de plásticos já estão aparecendo em água potável em todo o mundo, bem como em produtos alimentares, como a cerveja. Temos um problema sério e precisamos fazer algo a respeito

Plásticos de cogumelo

A ciência é aliada de um desenvolvimento sustentável e ecológico e muitas ideias bacanas estão surgindo em laboratórios de todo o mundo para tentar substituir o plástico por materiais biodegradáveis.

Gavin McIntyre é um cientista-chefe e co-fundador da Ecovative, uma empresa que tem o objetivo de reduzir nossa dependência de materiais plásticos e outros materiais tóxicos. Para isso, eles trabalham para fazer alternativas biodegradáveis.

O mais curioso dos produtos de Ecovative é que ao contrário da maioria dos plásticos sintéticos, que são feitos a partir de petróleo bruto, os plásticos do bem são cultivados a partir de cogumelos!

Na natureza, os fungos atuam para quebrar resíduos como folhas antigas, plantas mortas e pedaços de madeira, e usam esse material para se propagar. A empresa de Gavin McIntyre aproveita esse processo natural em várias formas e estruturas, desde peças de mobiliário até materiais de embalagem, como o MycoFoam, um substituto de isopor de marca registrada (imagem abaixo).

O futuro pode ser mais sustentável e a ciência é muito importante nessa missão!

Exemplo de embalagem do isopor biodegradável desenvolvido pela empresa.

Exemplo de embalagem de isopor biodegradável desenvolvido pela empresa.

Via JStor.