Hoje é o Dia Nacional da Engenharia, por isso decidimos contar para você detalhes sobre este imenso universo profissional. Tem vontade de ser engenheiro ou engenheira, mas não sabe o que vai estudar? Saiba que a matemática é uma disciplina essencial, porém não é a única. Confira outras dicas que profissionais do mercado contaram ao Minas Faz Ciência Infantil:
Engenharia Mecânica
O engenheiro mecânico trabalha no setor de fabricação de carros, trens, foguetes, aviões e navios, além de indústrias de óleo, gás, mineração, siderurgia e energia. Este profissional estuda muita física e matemática para ser fera em resistência de materiais, projetos, processos de fabricação, cálculo, eletricidade e sistemas mecânicos. É um trabalho que auxilia outras áreas como engenharia civil e elétrica, medicina, fisioterapia, etc. Veja o recado do profissional:
Engenharia Química
Existem muitas opções de atuação para o engenheiro químico. Ele pode trabalhar na área de alimentos, meio ambiente, administração, economia, bioquímica, biomedicina, engenharia nuclear, informática, mineração, ciência espacial, etc… Para isso, vai estudar da matemática, física e química com o objetivo de entender processos e sistemas químicos, operações unitárias, sistemas térmicos e fluidos. O profissional precisa ter noções de controle e automação, além da incorporação de novas tecnologias da informação e da comunicação.
Engenharia Civil
O engenheiro civil projeta e constrói edifícios, rodovias, ferrovias, pontes, viadutos, túneis, aeroportos, portos, canais, barragens, além de obras de captação e abastecimento, drenagem, irrigação, saneamento urbano e rural. O engenheiro pode atuar como empreendedor, consultor, assessor técnico ou pesquisador. É um profissional que precisa pensar com cuidado nos impactos ambientais e econômicos provocados pelo seu trabalho. Veja o recado do profissional:
Engenharia de Produção
Se você escolher esta engenharia vai precisar de quatro grandes eixos de estudos:
- conhecimentos gerais: matemática e todas as ciências básicas que dão suporte à área de engenharia ;
- gestão empresarial: disciplinas sobre funcionamento das empresas e seus sistemas econômico e sociais;
- base tecnológica: noções de arquitetura industrial, mecânica/mecatrônica, elétrica/eletrônica, automação e gestão ambiental;
- formação específica: qualidade, produtos/processos, logística, ergonomia e sistemas de produção.
Muito estudo, não é? O engenheiro de produção atua nas indústrias siderúrgicas, de mineração, mecânicas, automotivas, eletrônicas, de equipamentos, de móveis, de calçados, etc. Na área de serviços pode trabalhar no campo da consultoria, logística, instituições financeiras, turismo, saúde, entre outras.
Engenharia Ambiental
Quem escolher esta carreira vai trabalhar com planejamento e gestão ambiental. Poderá conduzir auditoria ambiental, investigação de passivos ambientais, projetos de obras sanitárias, restauração de áreas contaminadas ou degradadas, além de atuar no controle e tratamento da poluição do solo, ar e água. É preciso estudar matemática e ciências na natureza, com um carinho muito especial à geografia. Veja o recado do profissional:
É claro que o universo da engenharia não acaba por aqui. Ainda há outras carreiras que você pode escolher como: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia Elétrica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Sistemas, entre outras. Ficou curioso para conhecer alguma engenharia que não explicamos aqui? Comente no blog para que possamos reunir as informações para você!
(Texto produzido com informações da PUC Minas, UFMG e CEFET-MG)
Oi Luana,
Muito legal sua matéria!
Gostaria que vc comentasse sobre Eng. Elétrica.
Abs!
Obrigada, Leonardo! Vamos tentar incluir a engenharia elétrica aqui em outra matéria do blog, ok?
muito bom o seu artigo
gostei muito quando eu crescer vou querer ser engenheiro civil
Que ótimo, Roberth! Continue participando conosco. Se tiver alguma pergunta, envie que a gente procura um cientista para responder, ok? Abraço 🙂