Ciência Aberta

“Conheço o Franjinha, da Turma da Mônica, que, nas histórias, sempre aparece com alguma invenção. Teve um dia em que o Cascão queria melhorar o cabelo e o Franjinha criou uma máquina para isso. Só que o Cascão usou muitas vezes, e, numa delas, o cabelo ficou tão grande que se prendeu no galho de uma árvore. O Cebolinha, então, teve que ajudar o amigo a se soltar”. João Pedro Guerra Martins da Costa (7 anos) Itabira (MG).

franjinha

“O cientista dos desenhos que eu gosto é o Tio Raia [do filme Procurando Nemo]. O professor é uma arraia, fala sobre como é a vida no fundo do mar e faz perguntas científicas para os alunos filhotes. Ele também aparece no filme Procurando Dory”. Beatriz Pereira Monteiro (10 anos) Belo Horizonte (MG).

3Eq09Bg

“Albert Einstein é o mais importante cientista que já existiu. Por isso é que ganhou tantos prêmios e aparece em vá- rios filmes e reportagens que já vi. Ele era poderoso porque usava o poder da inteligência. Agora, estou lendo um livro sobre outro físico, chamado Stephen Hawking. Depois, posso contar mais sobre ele”. Lucas Faria Torres Alves (10 anos) Belo Horizonte (MG).

“Para mim, o melhor é o Severo Snape, do filme Harry Potter. Ele pode ser considerado um cientista porque mexe com poções e alquimia. Nos filmes do Harry Potter, sempre têm assuntos de ciência. Em um deles, a gente aprende sobre como a mudança nas moléculas altera o poder das substâncias”. Sofia Caetano Adaid (9 anos) Itabirito (MG).

“Estou lendo um livro sobre uma menina chamada Franny K. Stein, a cientista maluca. Gosto também da Luna, que pode ser considerada uma criança cientista porque quer saber de tudo, faz perguntas, estuda as coisas, e, no final, sempre consegue um resultado bom. Também gosto dos cientistas do desenho da Kika. Nele, a personagem principal da experiência ganha vida e explica como as coisas são feitas”. Alícia de Carli das Chagas (7 anos) Santa Luzia (MG).

Franny K.Stein

 

“Tem muita ciência no Laboratório do Dexter. Ele ensina Química, Robótica, e, em vários episódios, a gente se diverte e aprende ao mesmo tempo”. Pedro Henrique Guimarães Maia (8 anos) Nova Lima (MG).

Por: Marina Mendes

Sobre o(a) autor(a)

Avatar

Tatiana Nepomuceno

Jornalista formada em Comunicação Social, pelo Unicentro Newton Paiva e especialista em Gestão Estratégica em Marketing, pela UFMG.
frame3

Conteúdo Relacionado

Enable Notifications    OK No thanks