A digitalização do agronegócio antes da porteira é um novo mercado que a cada dia ganha mais força no setor. Os principais protagonistas dessa mudança são as startups e AgTechs carregadas de tecnologias que estão fazendo uma grande revolução no campo. Uma dessas empresas que despontou neste mercado é a mineira Seedz, que desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de todo o Brasil com companhias agro e de outros diversos setores.
Objetivo da empresa é proporcionar a melhoria na experiência entre empresas do agro, seus canais e os produtores rurais, acelerando as jornadas de transformação digital e integração. Uma das ferramentas criadas é o software, uma ferramenta inteligente, para a troca de “pontos seedz” por produtos, como defensivos, fertilizantes, adubos, máquinas, equipamentos, e outras soluções além de serviços e benefícios exclusivos visando o aumento da produção das fazendas. O produtor também tem a possibilidade de acumular as moedas nas maiores lojas online do País, entre elas como Americanas.com, Amazon e Netshoes.
Para as empresas, as vantagens também são além da conexão com os produtores, pois a solução ajuda na fidelização do cliente para uma recompra futura. Por meio dela, com a análise de dados é possível conhecer os potenciais clientes do mercado-alvo, índices de produtividade e capacidade de compra do cliente. Além disso, as empresas parceiras vão acessar uma base de clientes que hoje é de mais de 60 mil produtores de todo o Brasil.
Segundo Matheus Ganem, CEO da Seedz, a proposta tem sido criar uma nova abordagem na forma com que as empresas do agro fazem negócios, acessam o mercado e implantam tecnologia no relacionamento com o produtor. “Conseguimos crescer mesmo em um ambiente como o da pandemia, pois acreditamos que assim são as inovações. Elas têm a capacidade de criar alternativas mesmo em momentos adversos. Como temos muitos lançamentos com grandes parceiros, o crescimento acompanha a adoção da nossa tecnologia”, destaca.
Ainda de acordo com o CEO, um dos segredos para ter bons resultados em momentos tão diversos como o que o mundo tem passado nesta crise, além da inovação é por meio da eficiência. “Nossa equipe se esforça para mostrar para as empresas e produtores novas abordagens que trazem mais resultados, ou seja, alternativas que geram valor e melhoram e inovam suas formas de fazer negócio, trazendo benefícios reais. Por isso, a expansão é uma consequência quase que natural desse processo”, destaca.
Crescimento estruturado
Os números da empresa comprovam o quão aquecido e promissor este mercado é no Brasil, pois está transformando e inovando a forma de fazer negócios no campo. De 2018 até 2020, por exemplo, o avanço da startup foi superior a 600%, e para 2021 a ideia, com base na projeção e nos contratos, é de crescer pelo menos três vezes em relação a 2020.
Para este ano, a empresa já estabeleceu as metas mais importantes. Entre os objetivos macros, destaque para a ampliação do seu programa de fidelidade, atingindo mais produtores para que eles ampliem o relacionamento dentro da plataforma. Com este maior engajamento, consequentemente vão gerar de fato maior valor para as empresas parceiras.
Outro importante objetivo é engajar a força de vendas das empresas do agro, consolidando o outro produto da startup, o Seedz Force. O endomarketing também é um dos desafios para encontrar e formar talentos. “Nós estamos crescendo e com isso vem mais responsabilidade. Esperamos melhorar a cada dia experiência das centenas de empresas e milhares de profissionais que têm contato com nossa plataforma. Iremos lançar novos parceiros que gerem mais benefícios para o produtor rural e seu ecossistema”, finaliza Ganem.
A startup é sediada e Belo Horizonte (MG) e para saber mais baixe o App da Seedz na Apple Store ou Google Play.