UFMG Talks em casa conversa sobre perspectivas da mineração em Minas Gerais

Pesquisadores Virgínia Ciminelli e Ricardo Machado Ruiz discutem tendências tecnológicas e operação com segurança e sustentabilidade aplicadas à mineração

A atividade de extração mineral representa cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e 8% do conjunto de riquezas geradas em território mineiro. O estado é, de acordo com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), responsável por mais de 50% da produção nacional de minerais metálicos e 29% de demais minérios.

A relação entre essas duas histórias – Minas e mineração – remonta ao Brasil-colônia, quando a descoberta de ouro e diamantes provocou a ocupação das Geraes. Mas a exploração mineral desafia gestores, pesquisadores, ambientalistas.

Os rompimentos das barragens de rejeitos de minérios denominadas “Fundão”, no município de Mariana, em 2015, e do “Córrego do Feijão”, em Brumadinho, em 2019, escancararam contradições, riscos e falhas do atual modelo de exploração mineral.

A próxima edição do UFMG Talks em casa recebe os pesquisadores Virgínia Ciminelli e Ricardo Machado Ruiz para uma reflexão sobre a mineração, tendências tecnológicas e operação com segurança e sustentabilidade. O evento está marcado para a próxima terça-feira, dia 3 de novembro, a partir das 19h.

Professora do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFMG, Virgínia Ciminelli é coordenadora do INCT-Acqua e pesquisa a aplicação de termodinâmica e cinética para agregar valor e desempenho ambiental de produtos e processos de base mineral. Professor do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG, Ricardo Machado Ruiz pesquisa organização industrial, mudanças tecnológicas, política antitruste, economia e desenvolvimento regional.

O UFMG Talks em casa é transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube e na página da UFMG no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Serviço

UFMG Talks: Minas e a mineração: desenvolvimento e sustentabilidade

Data:  3 de novembro às 19h (terça-feira)

Convidados: Virgínia Ciminelli e Ricardo Machado Ruiz

Transmissão online pelo canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e pela página da UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr)

(Com informações da assessoria de imprensa da UFMG)

Conteúdo Relacionado