UFMG Talks em casa discute futuro do emprego e do trabalho após pandemia

Encontro esta quinta-feira, a partir das 19h, recebe o professor Hugo Cerqueira e a professora Simone Wajnman para debater emprego e trabalho

Antes da notificação do primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, a taxa de desocupação entre a população era, segundo o IBGE, de 11,2%. No final de junho, chegou a 13,3%. Entre os jovens, o desemprego alcançou nos primeiros três meses do ano 27,1% da população entre 18 e 24 anos. Em recessão desde 2014, a economia brasileira vê os efeitos da crise se aprofundarem com a covid-19.

Qual será o futuro pós-pandemia? Será que a adaptação ao modelo remoto de trabalho, possível apenas para uma parcela da população, vai trazer grandes mudanças? É preciso reconhecer que antes da aparição do Sars-Cov-2 aconteceram alterações profundas na legislação trabalhista, com estímulo à terceirização e o enfraquecimento das entidades de classe. E por falar em classe, este conceito ainda está em uso?

Para conversar sobre emprego, renda, mercado, trabalho e o papel do Estado na recuperação econômica pós-pandemia, o UFMG Talks em casa recebe os professores Hugo Cerqueira e Simone Wajnman.

Atual diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Hugo Cerqueira tem experiência nas áreas de economia e filosofia, lecionando disciplinas de história do pensamento econômico, metodologia da economia e economia política. Professora do Departamento de Demografia, Simone Wajnman atua na análise da dinâmica demográfica, demografia econômica, demografia da família e participação feminina no mercado de trabalho

O UFMG Talks em casa tem duração de uma hora e será transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube e na página da UFMG no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Serviço

UFMG Talks em casa

O futuro do emprego e do trabalho pós-covid19

Data:  3 de setembro às 19h

Convidados: Hugo Cerqueira e Simone Wajnman

Transmissão online pelo canal da TV UFMG no YouTube e pela página da UFMG no Facebook

Próxima edição

Anote na agenda! No dia 9 de setembro, o UFMG Talks em casa terá uma edição especial em comemoração aos 93 anos da Universidade Federal de Minas Gerais. Os convidados são a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o pró-reitor de pesquisa Mário Fernando Montenegro Campos.

Conteúdo Relacionado