Conhecimento organizado

Em livro, professor da UFMG analisa antecedentes, metodologias, teorizações e perspectivas da Ciência da Informação

Ciência na Estante

Campo do conhecimento relativamente novo, a “Ciência da Informação” nasce na década de 1960, e, hoje, se revela fundamental à compreensão dos modos como a humanidade percebe e organiza a própria realidade.

Ao analisar teorias, conceitos e métodos de pesquisa, Carlos Alberto Ávila Araújo, professor da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desafiou-se a reconstruir percursos históricos e epistemológicos da área.

No livro O que é Ciência da Informação, o autor oferece, a estudantes e pesquisadores, a oportunidade de “viajar” pelo fascinante universo da catalogação de saberes, assim como de descobrir aspectos fundadores da sistematização de conhecimentos.

Organizados a partir de momentos relevantes à consolidação da disciplina, os capítulos da obra analisam antecedentes da área – bibliografia, documentação e biblioteconomia – e discutem suas novas configurações, dos anos 1960 ao século XXI.

Destaque, ainda, para a abordagem de problemáticas contemporâneas, a exemplo da preservação de conteúdos em ambientes digitais e da “promoção de uma apropriação crítica dos conteúdos informativos”.  

Trecho

“O primeiro fato a ser destacado ocorreu séculos antes de existir ciência da informação. Trata-se do surgimento da bibliografia e, posteriormente, da documentação. A bibliografia apareceu no século XV, a partir da invenção da imprensa e o consequente aumento da produção de livros na Europa. Tal fato fez com que alguns bibliógrafos, como Conrad Gesner e Johann Trittheim, produzissem as primeiras bibliografias, que consistiam em listagens dos livros existentes, sobre algum assunto, em diferentes bibliotecas de uma região, de um país ou de vários países. Essas ações de caráter exclusivamente prático possuíam um caráter bastante diferente das bibliotecas: o objetivo não era montar uma coleção nem construir uma instituição física, mas sim inventariar a produção intelectual humana, produção essa expressa em diferentes livros e manuscritos espalhados por diferentes bibliotecas.”

O livro

Livro: O que é Ciência da Informação
Autor: Carlos Alberto Ávila Araújo
Editora: KMA
Páginas: 132
Ano: 2018

Foto: Maurício Guilherme Silva Jr.

Conteúdo Relacionado