Ouro Preto é uma das primeiras cidades históricas do Brasil a aderir ao Projeto de Cidade Inteligente. O nome desperta curiosidade! Afinal, o que são cidades inteligentes (smart cities, em inglês)? Como é que essa cidade pode “pensar” e “buscar” soluções para uma vida melhor, que coloca em primeiro plano fontes de energia sustentáveis, alternativas para melhorar a mobilidade, a preocupação com a preservação ambiental e muito mais? Qual a relação disso tudo com a atual pandemia?
Para conversar sobre as tendências de ocupação urbana no Brasil e no mundo, o UFMG Talks em casa recebe na próxima quinta-feira, dia 27 de agosto, os professores Roberto Monte-Mór, da Economia, e Antonio Loureiro, da Computação. Ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube e na página da UFMG no Facebook a partir das 19 horas, eles vão discutir como a tecnologia pode favorecer a criação de sistemas inteligentes e como essa discussão começa a ganhar força no contexto da pandemia. Afinal, há pessoas que estão repensando os modelos de desenvolvimento e de ocupação dos espaços, principalmente, os urbanos.
Professor do Departamento de Economia da UFMG e do Cedeplar, Roberto Monte-Mór coordenou o Plano Metropolitano de Belo Horizonte e estuda urbanização com foco em Minas Gerais e na Amazônia. Professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, Antonio Loureiro desenvolve pesquisas na área de computação móvel e urbana, Internet das Coisas e redes sem fio.
O UFMG Talks em casa tem duração de uma hora e será transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube e na página da UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr). Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.
UFMG Talks em casa
Cidades Inteligentes
Data: 27 de agosto às 19h
Convidados: Antonio Loureiro e Roberto Monte-Mór
Transmissão online pelo canal da TV UFMG no YouTube