Ciência e arte provocam reflexões sobre presente e futuro

Exposição no MMGerdau é dica cultural para quem está em BH e trata de temas no imbricamento entre ciência e arte, como computação vestível e seres bio-híbridos

Exposição CoMCiência MMGerdau. Fotos: Leonardo Miranda

Para quem está de férias na capital de Minas Gerais e busca atrações culturais que mesclem ciência e arte, a exposição CoMciência, do Museu das Minas e do Metal da Gerdau (MMGerdau) é uma das melhores opções da temporada.

Os trabalhos podem ser visitados até o dia 15 de março de 2020 no prédio do museu, no Prédio Rosa da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

As obras são de artistas contemplados no primeiro Edital CoMciência de Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia, lançado pela instituição em 2019.

No imbricamento entre ciência e arte:

A exposição contempla as obras AcrossTime, de Paul Rosero Contrera (Quito, Equador), Campos Elísios, de Henrique Roscoe (Belo Horizonte, Brasil), Código das Minúcias, de Jack Holmer (Curitiba, Brasil), Culturas Degenerativas, de Cesar & Lois (São Paulo, Brasil / San Marcos, USA), Futura Pele, de Thatiane Mendes (Belo Horizonte, Brasil) e Ilha Sonora, de Camila Proto (Porto Alegre, Brasil).

A proposta da exposição convidou artistas e pesquisadores que atuam no imbricamentos entre arte, ciência e tecnologia, a refletirem sobre questões de nosso presente e do futuro imaginado.

Das 252 propostas enviadas ao edital, 35 foram pré-selecionadas na primeira fase da curadoria (short-list). Ao final de 37 dias de trabalho de seleção, foram escolhidas as seis obras que compõem a exposição.

As narrativas e conceitos permeiam temas como computação vestível, aprendizado de máquinas, seres bio-híbridos, princípios da vida orgânica e digital e sobrevivência espacial.

O CoMciência é o programa de divulgação científica do MMGerdau e pretende estabelecer uma agenda contínua de ocupação criativa e propositiva de seus espaços.

Serviço:

Data: até 15 de março de 2020

Horário: De terça a domingo, de 12h às 18h; nas quintas, de 12h às 22h.

Entrada gratuita.

Visitas Mediadas:  Todas as quartas e sextas, às 17h, com duração aproximada de 50 minutos. Não é necessário agendamento, basta se apresentar na recepção do Museu.

Localização:  MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal – Praça da Liberdade, Prédio Rosa – Belo Horizonte/MG.

Verônica Soares

Jornalista de ciências, professora de comunicação, pesquisadora da divulgação científica.

Conteúdo Relacionado