Reprodução ICB/UFMG

A ilustração científica biológica é uma prática que permite aliar a paixão pelas artes e pelas ciências.

Para quem se interessa pelo tema e tem disponibilidade para estar em Belo Horizonte entre os dias 15 e 19 de julho, o Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG) promove um workshop sobre o tema.

São 20 vagas destinadas a estudantes, professores e profissionais de áreas diversas, como biologia, comunicação e artes plásticas ou visuais.

As inscrições estão abertas até dia 5 de julho, no site da Fundep.

Clique aqui para se inscrever.

O workshop vai apresentar e debater temas como a história da ilustração científica, além de apresentar técnicas básicas de desenho em grafite, nanquim e lápis de cor.

Os ensinamentos serão repassados por Enaile Siffert, especialista em Arte Educação, e Alessandro Lima, doutorando em Zoologia pelo ICB. O foco será a ilustração zoológica e botânica.

Reprodução ICB / UFMG

O que é a ilustração científica?

Mais do que uma expressão artística de elementos do universo da ciência, a ilustração científica é um ofício que contempla estudos formais em busca de um resultado correto, do ponto de vista científico.

Ao contrário de artistas que expressam seus sentimentos, angústias e pensamentos pela arte, quem trabalha com ilustração científica precisa estar atento a rígidas técnicas, reconhecidas internacionalmente.

Leia também: Como fazer carreira na ilustração científica?
Reprodução ICB / UFMG

Serviço: Workshop de Ilustração Científica Biológica

Inscrições: até 5 de julho, no site da Fundep

Quando? De 15 e 19 de julho de 2019, das 8h às 12h.

Onde? Instituto de Ciências Biológicas, no campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte.

Verônica Soares

Jornalista de ciências, professora de comunicação, pesquisadora da divulgação científica.

Conteúdo Relacionado