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Divulgação Científica para crianças

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Reprodução Youtube

Já pensou em transformar seus estudos, trabalhos, pesquisas em vídeos no Youtube? Uma turma da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus Itabira, concretizou este desafio ao criar o canal Ergonomia da Atividade, que traz animações, documentários, curtas-metragens e entrevistas com temas relacionados à ergonomia e trabalho humano. Eles também produzem conteúdos para o blog, principalmente sobre saúde e segurança do trabalhador.

O grupo é composto por alunos do curso de Engenharia de Saúde e Segurança, coordenados pelo professor Raoni Rocha. Ele identificou a limitação nos modelos clássicos de ensino e aprendizagem como aula expositiva, prova e relatórios, pois percebeu que os estudantes aproveitavam pouco os métodos tradicionais. Incentivado pela universidade, que apoia os professores na aplicação de metodologias ativas, repensou as propostas para o ensino.

Documentário sobre Gestão do Conhecimento Tácito:

As produções para o canal do Youtube e o blog hoje fazem parte de um projeto de extensão. O grupo sempre gerou muito material nos trabalhos de campo: entrevistas, imagens, áudios coletados com trabalhadores de Itabira e região. Com todo esse material, o professor Raoni Rocha viu potencial para desenvolver uma comunicação diferenciada sobre o tema.

“Na nossa área há muita dificuldade em dialogar com gestores de empresas e mostrar a eles que 99% das análises de acidentes culpam as vítimas. Falar de outras maneiras de analisar acidentes é colocar o dedo na ferida do empresário. Evidenciamos também que os indicadores de análise de acidente, usados para cumprir metas, não retratam a realidade e os riscos do trabalho. Muitas vezes, gestores não conhecem o campo. O tema Saúde e Segurança do Trabalhador incomoda a alta gestão”, explica o professor Raoni Rocha.

Confira esta animação sobre segurança no trabalho:

A equipe de 10 alunos conta com apoio do Setor de Comunicação da Unifei. Recebem material para filmagem e outras ferramentas necessárias para a produção do material. Os envolvidos se reúnem uma vez por semana para definir pautas, temas e formatos.  Os universitários criam, produzem e editam os conteúdos. Em breve, vão estrear no blog uma seção chama “O que é o trabalho” com uma discussão técnica do assunto, coordenada pelo professor Raoni Rocha.

Tecnologia e difusão do conhecimento

Para o professor, atividades lúdicas como esta, que envolvem tecnologias e internet, ajudam muito formação do estudante, além de ser um legado para a comunidade. “Existe um processo de produção do conhecimento junto com os alunos. Quando ele vai filmar um episódio sobre qualquer tema, é feito ume estudo intenso do conteúdo técnico. São os alunos que falam nos vídeos. Aquele processo sofrido de estudar para prova não acontece. A gente inverte a lógica e dentro disso percebemos uma busca espontânea dos alunos”.

De acordo com Raoni Rocha, há muito valor em alterar o modelo de ensino. “Não há ali um método científico, porque é um projeto mais ligado à extensão, mas que tem repercussão na comunidade acadêmica e entre pesquisadores de Saúde e Segurança do Trabalho. São outras formas de diálogo e reflexão que saem das maneiras clássicas de produção de artigo, congressos e seminários”.

Há um intercâmbio entre a equipe da Unifei e pesquisadores da USP e Unesp que produzem o FórumAT, além de parceiras com o Observatório da Saúde do Trabalhador, da Faculdade de Medicina da UFMG. “Nosso material não é uma produção científica clássica, mas quem conhece, vê que estamos contribuindo para o campo com produção de conhecimento”, conclui o professor.

Entrevista sobre o papel do técnico de segurança:

Luana Cruz

Mãe de gêmeos, doutoranda e mestre em Estudos de Linguagens pelo Cefet-MG. Jornalista graduada pela PUC Minas. É professora em cursos de graduação e pós-graduação.

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