logotipo-colorido-1

AO VIVO

Divulgação Científica para crianças

plataforma de 1 real

Mineiros se destacam na Olimpíada de Matemática

Estudantes mineiros colocaram o estado no lugar mais alto do pódio da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Púbicas (Obmep) 2017.

Minas Gerais é o estado com o maior número de medalhas na Obmep. Esta é a 11ª vez consecutiva que Minas Gerais fica em primeiro lugar em número de alunos medalhistas.

Foram 1.448 medalhas, sendo 119 de ouro, 381 de prata e 948 de bronze. O segundo estado com mais premiações é São Paulo, com 94 de ouro, 274 de prata, 914 de bronze.

Os estudantes de escolas públicas mineiras também se destacaram no número de menções honrosas. Ao todo, foram conquistadas 7.999 menções honrosas.

Clique aqui para conferir a lista dos alunos medalhistas na Obmep.

Dentre os alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental, o melhor colocado em todo país é da rede estadual de ensino de Minas Gerais.

Mateus Mundstock Mendes de Carvalho (foto) é aluno do 7º ano da Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boa Ventura, de Rio Paranaíba.

O estudante mineiro, Mateus de Carvalho, foi o melhor colocado do país / Divulgação/SEE

O estudante conquistou esse ano sua segunda medalha de ouro e atribui isso à sua facilidade em resolver questões que envolvem raciocínio lógico.

“Eu sou bom em raciocínio lógico, o que me ajudou bastante nas provas. Para a Obmep, costumo estudar pouco, porque na minha opinião não é uma prova que precisa ficar horas estudando. As questões são mais de interpretação”, conta Mateus.

 

Professores e Escolas premiados

Na Obmep, professores e escolas também concorrem a prêmios, de acordo com o desempenho dos alunos.

Em Minas Gerais, foram premiados 19 professores de escolas públicas, sendo 16 de escolas estaduais, dois de municipais e um de escola federal.

Já com relação a escolas, Minas Gerais conta com 28 escolas premiadas: 19 estaduais e nove municipais.

Clique aqui para conferir a lista de professores premiados.

Sobre a Olimpíada de Matemática

[quote align=’right’]A Obmep tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.[/quote]

Destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, a Obmep é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). 

É promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A olimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018.

Em 2017, a Obmep passou a integrar também instituições privadas na competição.

A olimpíada distribuiu 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.506 de bronze, além de 38,6 mil menções honrosas.

A 13ª edição da Obmep contou com a participação de 53.231 escolas de todo o país, de 99,6% dos municípios brasileiros.

Dos 18,2 milhões de estudantes inscritos, 941 mil foram classificados para a segunda fase da competição – 903 mil de escolas públicas e 38 mil de particulares.

Com informações da Assessoria de Comunicação da SEE.

Verônica Soares

Jornalista de ciências, professora de comunicação, pesquisadora da divulgação científica.

Conteúdo Relacionado