Harvard continua sendo a melhor, única com nota 100.
O ranking de Xangai 2016 avaliou, pela 14ª vez, 500 instituições de ensino superior em todo o mundo. Pelo quarto ano consecutivo, Harvard ocupa o topo da lista. Entre as brasileiras, USP ocupa o primeiro lugar, UFMG em segundo, seguida pela UFRJ.
Os critérios de avaliação incluem o número total de alunos formados da graduação ao doutorado, qualidade do corpo docente, volume de citações, prêmios Nobel recebido por ex-alunos.
15 das 20 primeiras colocadas do ranking estão nos Estados Unidos. Inglaterra aparece em quarto lugar, com a Universidade de Cambridge.
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está no bloco de posições que vai da 301ª a 400ª, mesmo posicionamento do ranking de 2014. Em 2015, a universidade tinha caído na lista, ficando entre as posições 401ª a 500ª.
A Universidade de São Paulo (USP) aparece no bloco de posições que vai da 101ª a 150ª e é a primeira brasileira colocada e também a número um entre as ibero-americanas. a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), a Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade de Campinas (Unicamp) também foram citadas na lista.