Realizado na manhã de ontem, 16 de junho, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o I Fórum de Cultura Científica foi pensado como um espaço aberto para as discussões relacionadas à comunicação da ciência, a fim de encontrar soluções que fortaleçam as ações de divulgação já existentes e proporcionar a criação de novas estratégias de aproximação com o público.
Convidado a abrir o Fórum com uma fala que pudesse “inspirar e motivar os participantes”, o diretor de Popularização das Ciências do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), professor Douglas Falcão, defendeu o potencial de desenvolvimento de novas ações para divulgar a ciência, que são também oportunidade de ascensão social para a população. Destacou, porém, que o Brasil tem diversos desafios a serem superados, entre eles, os contrastes sociais e as particulares de cada região no que se refere ao acesso ao conhecimento científico.
“A divulgação é ferramenta de leitura do mundo, principalmente para que os mais novos tenham consciência de que vivemos em uma sociedade marcada pela intervenção humana, um fenômeno muito recente. Tudo o que vemos à nossa volta é produto da tecnologia”
Para Falcão, é importante que os jovens se sensibilizem quanto à possibilidade de fazer carreira na Ciência e, com isso, colaborar para um maior interesse da divulgação do conhecimento científico em todos os espaços, não somente em escolas e universidades.
Douglas Falcão também pontuou que o uso de aplicativos e a divulgação científica nos meios digitais ainda não ganharam escala no Brasil mas podem representar uma revolução na maneira como se comunica a ciência no país. Outro tema que mereceu atenção durante o encontro foi a necessidade de dialogar e reconhecer o conhecimento local e os saberes regionais, não somente como objetos de estudo, mas como meios para viabilizar a prática científica.
Promovido pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC) e pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), o Fórum de Cultura Científica da UFMG é uma iniciativa construída em diálogo com diversos setores da Universidade envolvidos em ações de ensino, pesquisa e extensão. Seu objetivo é discutir temas relacionados à cultura e divulgação científica e a estratégias para articular e conferir visibilidade às diversas ações de comunicação pública do conhecimento produzido pelos grupos da UFMG.
Com informações do site da UFMG.