Que tal observar Júpiter mais de perto?

Dizem que olhar para o céu é como vislumbrar o passado, afinal, as estrelas estão há muitos e muitos anos-luz da gente e algumas delas podem até não existir mais! Para quem gosta de observar o céu, o mês de abril traz uma ótima novidade, que é a reabertura do terraço astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG.

Localizado no quinto andar do museu, o terraço possui um teto retrátil que permite a observação de corpos celestes e, devido à necessidade de pouca nebulosidade durante as atividades, o ambiente é aberto apenas no período seco do ano.

Além da observação com o telescópio, os visitantes do terraço recebem informações sobre outros corpos celestes visíveis na noite de observação, sendo instigados a pensar sobre as possibilidades de leitura do céu.

Solar system model on white backgroundEm 2015, a temporada de observação com telescópio começa nesta quinta-feira (amanhã!), dia 9 de abril, das 19h às 21h, com a visualização do planeta Júpiter. Como de costume, o acesso é permitido mediante a retirada de senha individual na recepção do museu e a entrada é gratuita.

Nos dias de observação, 120 senhas são distribuídas por ordem de chegada, a partir das 17h30. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700. Caso as condições meteorológicas do dia impeçam as observações, o terraço poderá não ser aberto.

Um planeta gasoso

Por seu tamanho e sua capacidade de refletir a luz do Sol, o quinto planeta do sistema solar pode ser também visualizado com facilidade a olho nu. Com constituição gasosa, majoritariamente de hidrogênio e hélio, Júpiter é o maior planeta do sistema solar, tanto em diâmetro quanto em massa.

Com informações da Assessoria da UFMG.

Verônica Soares

Jornalista de ciências, professora de comunicação, pesquisadora da divulgação científica.

Conteúdo Relacionado