Para amplificar a ciência pelas ondas do rádio

A informação sobre ciência, tecnologia e inovação sempre esteve muito restrita ao ambiente acadêmico das universidades e centros de pesquisa. O que fazer, então, para para quebrar essa barreira e popularizar assuntos tão relevantes para a sociedade de forma geral?

Aqui, desenvolvemos conteúdos de divulgação científica, como este blog, o programa de televisão Ciência no Ar, a revista Minas Faz Ciência, entre outros canais. O rádio também tem seu espaço com o podcast Ondas da Ciência, que até há pouco tempo era transmitido apenas via web.

Agora, este limite será expandido pelo poder das conexões radiofônicas. Com tantas emissoras no Brasil, por que não aproveitar essa meio de comunicação tão disseminado para chegar a um número maior de lugares e ouvidos?

pedro_ivo_martins_ondas_da_ciencia

Pensando nessa oportunidade, surgiu o projeto Rede Ondas da Ciência (ROC), que reúne estações dispostas a abrir espaço para a divulgação científica e, assim, contribuir para a democratização do conhecimento.

A ROC nasce com quatro integrantes de respeito: UFMG Educativa, Elo FM, Inconfidência e Ufop Educativa. E já começa a correr atrás de novas parcerias para difundir a pesquisa e a inovação. Para participar, basta abrir espaço na grade de programação para retransmissão do programa Ondas da Ciência, que tem periodicidade semanal e duração média de dois minutos.

Produzido pela Fapemig, o programa trata de forma simples e interessante os conteúdos de estudos desenvolvidos nas universidades e centros de pesquisa. Para ouvir as edições produzidas até agora, acesse aqui.

Quer fazer parte da ROC? Comente aqui no post ou entre em contato conosco pelo email acs.fapemig@gmail.com.

Conteúdo Relacionado