No próximo sábado, 6 de setembro, vários países do mundo se unirão ao olhar para o céu nas comemorações da Noite Internacional de Observação da Lua. O evento, também conhecido como InOMN, ou International Observe the Moon Night, é proposto pela Astronomical Society of the Pacific & NASA Night Sky Network e realizado anualmente com o intuito de estimular a observação do satélite natural, abordando suas características básicas, detalhes técnicos sobre suas formações rochosas e outros fenômenos.

Planetário - Espaço do Conhecimento UFMG - Foto _ Núcleo de audiovisual

O Espaço do Conhecimento UFMG participa pela segunda vez do evento. As atividades farão parte da programação oficial do InOMN, que abrange outras 253 instituições ao redor do mundo. Apesar de conectadas pela data, nem todas as atividades de observação ocorrerão simultaneamente, já que não é possível que todo o globo terrestre esteja voltado para a Lua ao mesmo tempo.

O Planetário do Espaço do Conhecimento exibe regularmente filmes voltados para crianças e adultos e sessões comentadas pelo Núcleo de Astronomia do museu. No dia 6 a programação do planetário será estendida, com três sessões suplementares: uma do filme “O Alvorecer da Era Espacial”, que trata da história das viagens espaciais – apresentando explorações na Lua, a construção da Estação Espacial e os primeiros voos particulares –, e duas sessões comentadas de “A Lua e o Zodíaco”, que destaca os ciclos da Lua e o reconhecimento das constelações presentes em seu trajeto.

Na noite do sábado, de 18h às 21h haverá Minipalestras sobre a Lua (classificação livre e entrada gratuita) com a equipe do Núcleo de Astronomia do museu. É no 5º andar e as pessoas poderão assistir a programas em 2D e 3D, incluindo a simulação de um sobrevoo na atmosfera lunar.

Com informações da assessoria de imprensa do Espaço do Conhecimento UFMG.

Verônica Soares

Jornalista de ciências, professora de comunicação, pesquisadora da divulgação científica.

Conteúdo Relacionado