[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/129421429″ params=”auto_play=false&hide_related=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]
Sound Cage (Gaiola de som) é o nome de um dispositivo desenvolvido na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), escolhido pela comissão organizadora do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação como o melhor Plano de Inovação Tecnológica de Minas Gerais em 2013.
Ondas da Ciência (#97) foi conversar com o idealizador do projeto, o doutorando em Engenharia de Materiais pela UFOP, Bruno Nazário Guedes.
Ele conta os detalhes desta plataforma de interação a partir da estimulação sensorial auditiva e dá exemplos de jogos didáticos e de entretenimento para cegos e não cegos, assim como também cita usos como a reabilitação auditiva e treinamentos militares.
A equipe do Sound Cage é composta ainda pelos alunos Lucas Araújo Guedes (mestrado de Ciências Farmacêuticas), Arthur de Assis Silva (mestrado de Ciência da Computação), Victor Hugo Soares (mestrado de Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental), e Nathália Sernizon (mestrado de Nutrição). O coordenador no Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da UFOP (Nite) é o professor Rodrigo Bianchi.
Criado para aprimorar a interação entre empresários, pesquisadores, e poder público o Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação (saiba +) é uma iniciativa da Fapemig e do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), do governo do Estado.
Mais da UFOP