[soundcloud url=”http://soundcloud.com/ondasciencia-1/oc0094-metaniza-o-de-res-duos”]
O desafio era desenvolver tecnologia nacional capaz de transformar o lixo orgânico em resíduo sólido que possa gerar energia em pequena e média escala.
Com apoio da FAPEMIG, a Plataforma de Metanização de Resíduos Orgânicos, ou ρMethar, alcançou uma série de benefícios e soluções inovadoras nesse sentido.
Neste Ondas da Ciência (#94), vamos conversar com o professor Carlos Chernicharo, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG. Ele descreve a primeira etapa do projeto, adianta alguns objetivos futuros e fala de possíveis aplicações e desdobramentos.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece, já para agosto de 2014, que os aterros sanitários brasileiros deverão receber apenas os rejeitos – resíduos sem outra possibilidade técnica e econômica de tratamento.
Chernicharo adianta que a pMethar – que tem apoio também do CNPq, Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e Ministério das Cidades –, coloca a UFMG no caminho de alcançar as metas estabelecidas pela legislação.
A iniciativa também tem parceria com a Methanum Resíduo e Energia, empresa voltada para o desenvolvimento tecnológico e inovação e que atua na associação do tratamento de efluentes e resíduos orgânicos à geração de energia.
Mais informações: [email protected]
Trilha sonora: JoshWoodward-Ashes NoVox-04-AThousandSkinsPt2.mp3 e NoVox-12-MotionlessLand.mp3